Digite o que você quer buscar:  
19/09/2012 09:10

O nazismo

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Origens

O presidente Frederico Ebert, socialista, foi substituído em 1925 pelo Marechal Hindenburg, de grande prestígio e representante da aristocracia agrária. Formou-se um novo partido, em Munique, "Operário Alemão", que se transformou em Partido Nacional Socialista (abreviado para Partido Nazista) com Adolfo Hitler, influenciado pelas idéias anti-semitas, totalitárias e racistas de Gottfried Feder. Numa cervejaria de Munique, foram apresentados os princípios fundamentais do partido, entre outros: eliminação dos judeus da vida pública, nacionalização das indústrias, participação do Estado no lucro das grandes indústrias, pena de morte para os traidores.

Adolf Hitler (1889-1945)

Nasceu na Áustria. Foi soldado na Primeira Guerra Mundial, chegando ao posto de cabo. Bom orador recebeu o apoio de oficiais do exército e de homens como Rudolf Hess, Hermann Goering e Alfred Rosenberg. Na prisão, escreveu o livro Mein Kampf (Minha Luta). Em 1930 teve notável ascensão com a vitória obtida nas eleições parlamentares, conquistando a maioria no parlamento. Em 1933, Hindenburg, encarregou Von Papen (falecido em 1969) de organizar um gabinete, chefiado por Hitler.

Hitler no Poder

Convocou eleições imediatas. Forçou a dissolução dos partidos políticos, exceto o seu; fechou sindicatos, encheu os campos de concentração de socialistas, comunistas e judeus; arregimentou as forças morais, intelectuais, educacionais e religiosas sob a vigilância da Gestapo (a temível polícia política do Estado nazista). Passou a usar o nome "Fuehrer".

O Estado Nazista

Criado por Hitler, era mais totalitário do que o fascísta. "As massas são como uma mulher que se submeterá ao homem forte, em vez de dominar o fraco", dizia Hitler. O regionalismo foi abolido. A economia dirigida visava à indústria bélica. O nazismo combatia o socialismo, o comunismo e os ideais marxistas. É diferente do fascismo pelo seu anti-semitismo.

Características do Nazismo:

a) Racismo.

b) Ideologia divulgada pelo Estado que os alemães pertencem a uma raça superior, a raça ariana.

c) Anti-semitismo.

d) Nacionalismo exacerbado.

e) Anticomunismo.

f) Unipartidarismo.

g) Governo totalitário.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.