Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » História » Baixa Idade Média: Cruzadas e Renascimento Comercial » O Renascimento Comercial e o surgimento da burguesia
01/06/2012 10:03

O Renascimento Comercial e o surgimento da burguesia

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

4. O Renascimento Comercial e o surgimento da burguesia 

As Cruzadas foi um dos fatores que contribuíram para o RenascimentoComercial, pois essas expedições difundiram as atividades comerciais. 

Na Europa também ocorreram alguns fatores internos que ocasionaram a expansão do comércio. O crescimento demográfico ocasionado pela cessação das invasões árabes, húngaras e eslavas ocasionou elevado crescimento dos mercados. Essa grande aumento populacional refletiu de forma negativa nos feudos, pois a sua produção era estruturada para uma economia de subsistência, sendo assim o consumo crescente gerou um desequilibrio na produção que era mais suficiente para atender a demanda. 

Com toda essa crise, os habitantes do feudo começaram a abandonar as suas terras em busca de outras alternativas de trabalho. Alguns indivíduos optaram pelo comércio ambulante, iniciando as atividades comerciais, que com o passar do tempo se transformaria na burguesia. 

Neste período, surgiram as feiras comerciais onde aconteciam os encontros entre os comerciantes que vendiam e compravam mercadorias. O horário das trocas de mercadorias era marcado com antecedência e o local era fixo. Essas feiras foram muito importantes para a propagação do comércio na Baixa Idade Média. 

As mais importantes feiras da Europa estavam localizadas em Champagne, na França. Esta região era o ponto de encontro de negociantes de vários territórios. Em Flandres também haviam feiras, que ganharam maior destaque quando Champagne entrou em decadência, tornando-se o mais importante centro comercial do Norte e do mar Báltico. 

Mais tarde, esses locais onde eram realizadas as feiras deram lugar para os burgos, que eram cidades comerciais.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.