Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » História do Brasil » República Velha » Manifestações Tenentistas
01/06/2012 11:38

Manifestações Tenentistas

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

07. Política das Salvações

a) Movimento criado para acabar com a influência de Pinheiro Machado na orientação do governo Hermes da Fonseca.

b) O objetivo era salvar o País do domínio oligárquico e da desmoralização política. Na verdade, essa política não passou da derrubada das velhas oligarquias estaduais, por meio de intervenções militares e de sua substituição por novas oligarquias com o Poder Executivo Federal.

08. Crise da República Oligárquica (anos de 1920)

a) Semana de Arte Moderna (1922).

b) Criação do PCB (1922).

c) Tenentismo.

d) Crise mundial de 1929.

09. Tenentismo

a) Movimento da jovem oficialidade brasileira de contestação às apodrecidas instituições da República Velha.

b) Tinha caráter elitista; os jovens oficiais preparavam-se na Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro.

Acreditavam que o caminho para salvar a pátria era a tomada do poder.

c) Os tenentes indispuseram-se com a alta oficialidade e acusaram a cúpula do exército de estar a serviço das oligarquias dominantes.

d) Os tenentes, apesar da preocupação com a miséria popular, não acreditavam que o povo, despreparado, fosse capaz de lutar pelos próprios interesses. À frente da luta deveriam estar, portanto, os jovens oficiais.

Principais manifestações tenentistas:

Revolta do Forte de Copacabana (1922)

Foi a primeira manifestação armada tenentista. Travada na praia de Copacabana, marcou o fim do governo de Epitácio Pessoa. O objetivo era evitar a posse de Artur Bernardes. No confronto com as forças do governo, morreram 16 oficiais, sobrevivendo apenas os tenentes Siqueira Campos e Eduardo Gomes que, mais tarde, participariam de outros movimentos tenentistas. Esta revolta ficou conhecida como "Os 18 do Forte".

Revolução Paulista (1924)

No segundo aniversário da primeira revolta tenentista, explode, em São Paulo, outra manifestação armada dos tenentes. Dessa manifestação, o movimento expandiu-se para o Norte e Nordeste do País. Os tenentes tomaram varias cidades brasileiras, entre elas Natal, Belém, Santarém, Óbidos e Manaus.

Coluna Prestes (1924 - 1927)

Representou o ponto culminante da luta armada da jovem oficialidade. Teve como líder Luís Carlos Prestes. Percorreu cerca de 25 mil quilômetros de Sul a Norte. Tinha por objetivo conscientizar a população brasileira do perigo que representavam para o país as oligarquias dominantes. Propunha salvar o Brasil pela entrega do poder aos tenentes.


Recomendados para você

Comentários