separação

Análise imediata

Essa análise é considerada a união de processos usados na separação dos componentes existentes tanto nas misturas heterogêneas, como nas misturas homogêneas. É importante lembrar que esses processos são inalteráveis, portanto as moléculas e os íons que compõe as espécies químicas que fazem parte da formação das misturas, não se alteram.

Separação dos componentes de misturas heterogêneas

Flotação ou sedimentação fracionada

No processo de flotação, é utilizado um líquido com densidade intermediária às dos outros componentes, fazendo com que o componente com menor densidade na mistura flutue, e o mais denso não flutuem, isso tudo sem modificar a estrutura dos componentes dessa mistura, por exemplo, água e serragem.

A flotação é bastante comum no processo de separação de areia e mineral, esses minerais para que possam se tornam menos densos que a areia, ficam envolvidos em óleo.

Processo de Flotação

Filtração

No processo de filtração, é utilizado o filtro (uma espécie de superfície porosa), ele funciona separando sólido do líquido. O material na qual o filtro é construído, varia de acordo com o componente que será filtrado, se o material for corrosivo o filtro pode ser de algodão, de vidro ou de porcelana porosa.
Existem dois tipos de filtração, a filtração simples e a filtração sob pressão reduzida.

Vejamos a ilustração abaixo que nos mostra a filtração simples e a filtração sob pressão reduzida:

Dissolução fracionada

A dissolução fracionada é feita a partir de dois processos, a princípio é dissolvida apenas um dos componentes, e para separar o componente dissolvido no líquido do componente não dissolvido, e mistura passa pelo processo de filtração, e o componente dissolvido pode ser separado por destilação. Existe também um processo denominado extração, que é quando ocorre a separação da substância de um material por dissolução em um solvente, por exemplo, água quente no café.

Decantação

Esse processo é bastante comum na separação de líquidos imiscíveis. Para a decantação é necessário que os componentes sólidos da mistura estejam no fundo do recipiente, depois se coloca um recipiente vazio ao lado do recipiente com a mistura, e com a ajuda de um sifão é possível retirar o liquido sem retirar o componente sólido.

Outra forma de decantação e através do funil de bromo, a mistura deve estar em repouso, nesse funil existe uma espécie de torneira por onde são retirados os elementos sólidos.

Fusão fracionada

Na fusão fracionada, utilizamos dois processos, a princípio a mistura é aquecida até o ponto de fusão de algum dos seus componentes que assim atingirá o estado líquido, após esse processo, esse componente pode ser separado pelo processo de decantação.

Sublimação

A sublimação é a passagem direta do estado sólido para o gasoso, é utilizada para o processo de purificação tanto do iodo como do naftaleno.

Separação magnética

É utilizada para separar componentes que se atraem por imãs, como por exemplo, partículas de ferro misturadas com enxofre em pó.

Fonte: escolaernaheidrich.blogspot.com

Levigação

Esse sistema ocorre quando, um componente menos denso é arrastado pela água e outro componente mais denso permanece, exemplo desse processo é a levigação, utilizada para separar ouro e areia.

A água leva as partículas de areia enquanto as partículas de ouro sedimentam

Cristalização fracionada

A cristalização fracionada é um processo em que os componentes da mistura são dissolvidos na água e consequentemente sujeitos à evaporação. Após esse processo, toda a solução irá se tornar saturada o que resultará na cristalização dos componentes, esse processo é utilizado para a separação do sal da água do mar.

Tratamento da água

Para que a água de uma cidade seja tratada, ocorrem vários processos. Vejamos a ilustração abaixo:

Vejamos cada um deles:

• A peneiração é responsável por impedir que objetos, e peixes, não penetrem na instalação, pois se isso ocorrer poderá causar danos ao processo.
  • A pré-cloração é responsável pela eliminação de microorganismos, utilizando o cloro (Cl1).
  • A floculação é processo que lida com as partículas sólidas, é necessário sulfato de alumínio, hidróxido de alumínio, para que as partículas se tornem flocos.
  • A decantação é responsável pela sedimentação dos flocos sólidos.
  • A filtração possui um filtro composto por areia, que mantêm todas as partículas sólidas que restaram.
  • A pós-cloração é responsável por manter a água limpa, colocando uma quantidade necessária de cloro.

Areação, controle de acidez e fluoretação, esse processo não é obrigatório, pode-se adicionar íons F, responsável para a redução de cáries dentárias.

Separação dos compostos de misturas homogêneas

Destilação simples

Na destilação simples, a mistura é aquecida, ocorrendo a evaporação do componente líquido, que em seguida irá se condensar, e se depositar em outro recipiente, esse processo é comum em misturas homogêneas.

Destilação fracionada

A destilação fracionada separa os componentes das misturas, líquido por líquido.
Para obter a separação é necessário aquecer a mistura, cada componente tem diferentes pontos de ebulição, assim é possível separá-los, sendo que esse procedimento deve ser feito em um balão de destilação, um exemplo claro da destilação fracionada é o processo em que o petróleo é dividido.

Aparelho de destilação

Destilação fracionada do petróleo

Confira abaixo, um vídeo que reume claramente  o processo de separação de misturas.