Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:07

A Lua

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

O primeiro humano a pisar na Lua foi Neil Amstrong em 21.7.1969. Depois daquela aterrissagem, foram feitos cinco outros vôos da Apollo. Os vôos da Apollo terminaram em 1974. O retorno para a Lua está sendo planejado assim como a construção de uma estação espacial na Lua, que não será iniciada antes de 60 ou 70 anos. 

Não se sabe ao certo como a lua se originou, mas existem inúmeras teorias que relatam seu aparecimento em órbita. A teoria mais aceita hoje diz que a lua se formou através de uma colisão entre o planeta Terra e um corpo do tamanho de Marte aproximadamente há 4,6 bilhões de anos. 

Acredita-se que o choque entre os dois corpos aconteceu na última fase do processo de formação da Terra onde parte do seu núcleo se perdeu. Uma nuvem de poeira se formou sobre a Terra devido à colisão. 

A parte do núcleo que se perdeu durante o choque, sofreu um processo de condensação e se aproximou do plano da eclíptica que fez com que este núcleo condensado entrasse em órbita. Sua temperatura após a condensação explica a ausência de compostos voláteis nas rochas lunares. 

A Lua terrestre é o único satélite da Terra, com um raio de 1.873 Km., é cerca de 3,7 vezes menor que a Terra e afasta-se do planeta 2,5 cm a cada século. 

A distância da Terra até a Lua é de 381.000 kilômetros. 

A Lua é conhecida desde os tempos pré-históricos. Depois do Sol, a Lua é o objeto mais brilhante no céu. 

Ela sempre mostra a mesma face de sua superfície e é por isso que nós nunca recebemos qualquer informação sobre o outro lado a não ser por sondas. Isso causou a convicção de que o outro lado da Lua seria habitado. 

Baseado nas análises feitas elaborou-se uma teoria sobre o interior lunar, formado pela crosta composta de basaltos; mais abaixo o manto médio, que é formado pelo mesmo material da crosta, mas que sofre alterações devido ao aquecimento provocado pelos grandes impactos que deram origem aos mares; o manto inferior é composto de material no estado plástico; e o núcleo que é constituído basicamente de ferro, pouco níquel e talvez enxofre.A Lua está cheia de crateras por causa da falta da atmosfera. 

São dois os fenômenos naturais que a Lua produz que afetam a Terra: o eclipse solar que acontece quando a Lua se coloca entre a Terra e o Sol e o fenômeno das marés.


Receba conteúdo de
CATEGORIA e aprenda por SMS:

Custo de R$ 0,31 + impostos por mensagem, até 30 mensagens por mês. Para cancelar envie COLEGIO CATEGORIA SAIR para 49810

Digite seu número:

Comente!