Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Geografia » Qual a função do IBGE?
07/11/2013 06:18

Qual a função do IBGE?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas é responsável pelos principais dados do território brasileiro

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Em diferentes épocas do ano é constante o surgimento da sigla IBGE nas reportagens sobre população, dados sobre a saúde e demais índices de desenvolvimento dos cidadãos brasileiros. Quem faz toda essa pesquisa, organização dos dados e análise é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE. Esse órgão específico da geografia foi criado para coletar dados e informações de diferentes realidades do território brasileiro.

A importância do IBGE é enorme, pois é com esse material coletado que se pensam as políticas públicas do país. Por meio dos estudos do IBGE também é possível entender como se dá o processo de mudanças geográficas e políticas que ocorrem na nação. Até mesmo as perspectivas da população são desvendadas a partir das entrevistas e censos realizadas pelo órgão.

Na página institucional do IBGE disponibilizada na web são apresentadas algumas das funções da instituição e as diferentes atividades realizadas pelo instituto. Confira abaixo!Quais as funções do IBGE

Análise e levantamento de informações estatísticas (população, renda, emprego, dentre outros);

Produção e análises de mapas e outras especificidades geográficas;

Disponibilização de dados relativos ao meio ambiente brasileiro;

Arquivamento e divulgação de diversos dados sobre a população do país;

Coordenação da produção de gráficos, dados e mapas sobre o território brasileiro.

Unidades do IBGE no Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas é um dos braços do Estado brasileiro e está oficialmente ligado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Para que as informações sejam coletadas e processadas em âmbito nacional o instituto também está presente nos 27 estados brasileiros, com suas unidades estaduais.

Em cada unidade existe um setor de documentação. Como o país é imenso, foram criadas até o momento 581 agências para coleta de dados municipais.

Na parte de geografia física o instituto mantém em funcionamento uma Reserva Ecológica chamada de Roncador. Ela fica localizada próximo a Brasília.

Quando o IBGE foi criado?

Desde que o Brasil vivia o seu momento político Imperial já funcionavam alguns órgãos governamentais para executar o levantamento de informações sobre o vasto território da nação.

Entretanto, o IBGE só foi fundado em 1936, quando o governo foi assumido por Getúlio Vargas. O governante criou o IBGE em substituição ao extinto Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

Censos realizados a cada 10 anos

Uma das importantes funções executadas pelo IBGE é o chamado Censo Demográfico. Essa grande pesquisa é realizada a cada dez anos em todos os municípios do país, tanto na área urbana quanto na área rural.

Censo realizado pelo IBGE

A grande e demorada pesquisa é executada por empregados pesquisadores que passam por todos os lares e áreas comerciais do país.

Nos questionários são apontadas perguntas para verificar a quantidade de indivíduos em cada região, suas características e modos de viver. A renda, os locais de nascimento, idade, religião, cor, tipo de moradia e diversas outras questões são respondidas pelo processo censitário.

No último Censo, realizado em 2010, mais de 190 mil recenseadores visitaram 67,6 milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros.





Comente!