Índice de Desenvolvimento Humano – IDH

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi criado em 1990 pela ONU para avaliar a qualidade de vida das pessoas de diversos países. Os indicadores sociais que compõem o IDH são: expectativa de vida ao nascer, analfabetismo adulto, taxa de escolaridade e renda per capita.

O IDH Brasileiro

O Relatório da ONU divulgado em 2007 mostra que o Brasil integrou pela primeira vez o grupo de países de alto desenvolvimento humano, com um índice de 0, 800 com base no ano de 2005.

Apesar de ter atingido esse elevado desenvolvimento humano, o Brasil caiu uma posição, indo de 69° para 70°, sendo superado por países como Argentina e México.

Os fatores que contribuíram para essa melhora foram: aumento do PIB per capita, avanço no índice relacionado à taxa de alfabetização, e o aumento da expectativa de vida.