Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Geografia » População » Formação étnica da população brasileira: Composição da população por cor de pele
01/06/2012 10:10

Formação étnica da população brasileira: Composição da população por cor de pele

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

6. Formação étnica da população brasileira / composição da população por cor de pele

O povo brasileiro é composto etnicamente por brancos de origem européia, negros de origem africana, amarelos (indígenas e asiáticos) e mestiços.

A partir do período colonial, no século XVI, a miscigenação da população se tornou mais intensa. A relação entre colonos portugueses e escravos gerou os mestiços, bem como o relacionamento entre negros e indígenas deu origem ao cafuzo.
Quanto à etnia, podemos dizer que a maioria da população brasileira é mestiça. Porém, os últimos censos ressaltaram apenas a cor da pele da população.

Classificando a população quanto à cor da pele, podemos dizer que os indígenas estão reduzidos a cerca de 0,4% da população brasileira, repercutindo o etnocídio a que foi sujeitada, com a extinção de inúmeras nações indígenas. Os negros representam 6% da população total, os brancos representam 53,8% e os mestiços (pardos) representam 39,1% da população brasileira. Vale lembrar que esses índices não representam especificamente a formação étnica da população brasileira.

Segundo o IBGE, o número de índios cresceu consideravelmente de 1991 a 2000, com um aumento de 138,5%, representando 0,4% da população brasileira. Porém, o chefe do departamento de documentação da Funai (Fundação Nacional do Índio), André Ramos alerta que os números devem ser considerados com ressalvas, pois segundo ele o IBGE usa critérios de autodeclaração, o que pode causar distorções, no entanto, André acredita que há tendências de crescimento. 


Recomendados para você

Comentários