Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:07

O petróleo

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

O petróleo é composto de hidrocarbonetos em seus três estados. Contém também pequenas quantidades de compostos de enxofre, oxigênio, nitrogênio. Na Antiguidade, era usado para fins medicinais ou para lubrificação e era conhecido com os nomes de óleo de pedra, óleo mineral e óleo de nafta. Atribuíam-se ao petróleo propriedades laxantes, cicatrizantes e anti-sépticas. Era considerado eficaz também no tratamento da surdez e na cura de tosse, bronquite, congestão pulmonar, gota, reumatismo e mau-olhado. Na Bíblia, o petróleo é usado para calafetar a Arca de Noé. O betume, uma forma pastosa de petróleo encontrada a céu aberto, teria sido o cimentoaplicadona construção da Torre de Babel. Hoje extraem-se do petróleo centenas de produtos químicos e farmacêuticos.

O petróleo ainda é a principal fonte de energia no mundo. Sua extração conheceu uma progressão ininterrupta, ou quase, durante mais de um século. Iniciada em 1859 na Pensilvânia, a produção ainda era modesta em 1900; as vésperas da II guerra mundial (1920)era relativamente pequena, mas teve um grande crescimento logo seguida a ela principalmente entre 1960 e 1973, 47% do consumo energético mundial. 

No Brasil, o primeiro poço produtor foi aberto em 1939, em Lobato, próximo de Salvador. A prospecção e a produção foram intensificadas após as crises dos anos 70, com uma produção qu, desde 1985, tem oscilado ao redor de 50% das necessidades nacionais de consumo.

Indústria do Petróleo

Petrobrás Petróleo Brasileiro S.A.,sociedade anônima criada em 03 de outubro de 1953 com a edição da Lei 2.004, que instituiu o monopólio estatal para a pesquisa da lavra, refino etransporte de petróleo e derivados, bem como gases raros de qualquer natureza. É uma sociedade por ações, de economia mista, com predominância obrigatória de capital subscrito pelo governo da União. Em 1963, o monopólio foi ampliado, passando a abranger igualmente as atividades de importação e exportação de petróleo bruto e seus derivados. 

Por ocasião de sua criação, a Petrobrás recebeu do Conselho Nacional do Petróleo (CNP) um patrimônio composto pelo acervo da Comissão de Industrialização do Xisto Betuminoso; uma refinaria pronta e em operação, e outra em fase de construção; uma fábrica de fertilizantes em fase de montagem; 22 petroleiros, com capacidade para 227 mil toneladas de carga, e as instalações dos campos de petróleo do Recôncavo baiano e sua produção, correspondesnte ao total do país, da ordem de 2.700 barris diários, provenientes de Candeias, Dom João, Água Grande e Itaparica, que nessa época se encontravam em fase inicial de desenvolvimento. 

Desde então, a empresa diversificou suas atividades, formou quadro técnicos com profissionais especializados, absorveu e gerou tecnologia e capacitou-se para competir nos mais sofisticados mercados do mundo. 

Na década de 80, utilizando tecnologia de vanguarda para a exploração de petróleo em águas profundas e para sistemas de produção flutuante, a Petrobrás passou a obter sucessivos recordes mundiais de exploração submarina, sendo que o recorde de 1988 era representado por um poço instalado e em produçãoa 492 metros de profundidade, no Campo de Marimbá, na bacia de Campos (RJ). Também em Campos, em águas que vão de 200 a 2 mil metros de profundidade, a Petrobrás descobriu os primeiros campos gigantes brasileiros, que fizeram os especialistas preverem a duplicação das reservas do país na época. 

A Petrobrás possuia, em 1988, dez refinarias e uma fábrica de asfalto, com capacidae para processar 1,4 milhões de barris diários. Como o consumo nacional de petróleo oscilava em torno de 1 milhão de barris diários, o resto excedente exportado. 

Como as grandes empresas internacionais de petróleo, a Petrobrás também diversificou suas atividades, desde a sua criação. A petroquímica foi um exemplo disso. Em 1969, era importada grande quantidade de produtos petroquímicos. A incipiente indústria então existente no Brasil estava sobre o predomínio do capital extrangeiro. Era praticamente impossível, para iniciativa nacional, financiar sozinha o desenvolvimento do setor. Assim, o governo determinou à Petrobrás que, associada a empresas brasileiras e a multinacionais, buscasse garantir o formecimento de matérias-primas petroquímicas e preços estáveis e competitivos. Na área de fertilizantes, o Nrasil importava a totalidade dos fertilizantes nitrogendos produzidos a partir do petróleo e do gás natural. A Petrobrás passou a desenvolver essas atividades, tendo sido criada a Petrofértil, e o Brasil praticamente deixou de importar nitogenados. 

Distribuição das reservas de petróleo conhecidas (em milhões de toneladas), 1995 





Comente!