Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:03

Alemanha

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

7. Alemanha

Após o Congresso de Viena, a Alemanha transformou-se numa Confederação formada por vários Estados, cujos líderes dessa Confederação era a Prússia e a Áustria. A política externa era coordenada por uma Assembléia reunida em Frankfurt. 

Para que os Estados germânicos tivessem uma integração maior, formou-se o Zollverein, uma aliança aduaneira que tinha como objetivo a liberação de mercadorias nos territórios-membros. 

O desenvolvimento industrial foi estimulado, despertando o nacionalismo germânico, que se expressou no desejo de independência e união política. Assim como na Itália, na Alemanha também se manifestou o aspecto liberal e nacionalista. 

Em março de 1848, ocorreu uma manifestação popular na Prússia, perante o palácio real. Mesmo com a repressão das tropas, o movimento se espalhou. O rei da Prússia, Frederico Guilherme, foi obrigado a prometer uma nova Constituição ao povo revoltado. 

O movimento teve o apoio de outros Estados, que visavam a unificação política. Em Frankfurt reuniu-se um Parlamento, preparatório de um Parlamento representativo, pretendendo iniciar os trabalhos legislativos dentro de um mês. 

Aproveitando a divisão entre os revolucionários, os príncipes alemães retomaram o poder. Em novembro, a cidade de Berlim foi tomada e a Constituinte foi desorganizada pelo Exército, reprimindo o movimento liberal.





Recomendados para você

Comentários

Ajude a manter o Colégio Web

Ajudamos milhões de estudantes, todos os meses, levando conteúdo educacional de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.