É considerada uma floresta típica do hemisfério norte do planeta, onde a temperatura pode chegar até -54°C e não passa de 20°C, apresentando um clima extremamente frio.

A taiga também pode ser chamada de Floresta das Coníferas ou Floresta Boreal. Ela “preenche” uma faixa que alcança a Ásia, a América do Norte e a Europa.

A região da taiga apresenta duas estações típicas:

-O inverno bem rígido, com os dias mais curtos, com a presença de neves.

– O verão com temperaturas de até 20°C, com os dias mais longos.
No verão as neves derretem, formando muita lama, o que é ideal para os insetos se desenvolverem.

Estes insetos servirão de alimentos para as aves que habitam nessa região.

A taiga, popularmente conhecida como floresta conífera ou floresta boreal, corresponde a uma vegetação mais presente nas regiões de elevada latitude, com climas típicos para o frio e polar continental. O verão é curto, com baixa temperatura, invernos mais longos e várias precipitações em formato de neve. Esse tipo de bioma, situada em áreas de florestas tropicais ao sul e tundras ao norte pode ser visto, por exemplo, em algumas áreas da América do Norte, Ásia e Europa.

Como há muita influência por parte do clima, a taiga acaba sendo uma vegetação homogênea, com arvores de maior porte, tronco reto e copa em forma de cone. O pinheiro, o cipestre e o abeto são algumas das espécies da taiga. Já a arvore com folha aciculifoliada, ou seja, com folha em formato de agulho, pode ser mais presente nesse tipo de vegetação já que não acumulará neve.

No que diz respeito à fauna da taiga, ela se apresenta de forma bem diversa, com lebres, alces, linces, renas, esquilos, vários insetos e aves. Há alguns casos em que tais elementos, principalmente as aves, acabam migrando para outras áreas ao longo do inverno. Elas querem encontrar espaços com temperatura mais elevada.

Algumas nações que possuem largas extensões de taiga: Suécia, Noruega, Finlândia, Rússia, Alasca e Canadá. Na Rússia, a Sibéria é o país que tem maior área com esse tipo de vegetação. Em seguida, destacam-se as taigas canadenses e escandinava. Entretanto, a exploração da árvore encontrada na taiga para fins econômicos tem sido drástico em tais regiões. As árvores são retiradas para produção de celulose e papel, além de serem utilizadas na construção civil.

O Canadá, por exemplo, usa as árvores da taiga como importante matéria-prima para uma das principais atividades econômicas do país: a fabricação de papel. Tal serviço corresponde a uma produção que equivale a 10% da exportação nacional e há dados apontando para o fato de que o Canadá produz 50% de todo o papel jornal que é negociado no mundo.