As estações do ano são iguais em todo o mundo, mas se apresentam de forma diferente na superfície da Terra. Essa diferença se dá pela posição que a Terra se localiza em função do sol.  No decorrer do ano, a Terra exerce o movimento de translação em torno do sol, e esse processo demora um ano. A Terra é dividida por dois hemisférios: o hemisfério norte e sul, e por uma linha imaginária chamada Linha do Equador, além disso, a Terra gira em torno do sol de forma inclinada e não reta.

As estações do ano são quatro: verão, inverno, primavera e outono.  As estações do ano são marcadas pelas variações do tempo, ou melhor, pelas variações climáticas que dependendo da localização da terra possuem características específicas.

Por que em um país está frio e no outro, calor?

Estações Ano

Isso ocorre devido à incidência da luz do sol na superfície terrestre, pois quando o sol incide com mais força no hemisfério norte, a temperatura se eleva, e facilmente percebemos que o verão chegou. Enquanto que no hemisfério sul, o sol não atinge diretamente toda a superfície da Terra, a temperatura diminui e entendemos que o inverno se aproxima.  Essas regiões são chamamos de zonas temperadas, pois percebemos de imediato as mudanças do clima. Já no outono e na primavera as temperaturas são amenas: nem tanto calor e nem tanto frio.

Em determinadas regiões as temperaturas são elevadas todo o ano, já em outras, como nas zonas polares, as temperaturas são sempre muito frias, podemos dizer geladas, atingindo temperaturas sempre abaixo de zero por todo o ano. Nessas regiões não percebemos a distinção entre as estações do ano. Vamos detalhar as estações do ano: verão, outono, primavera e inverno.

No hemisfério sul:

• Verão: 21 de dezembro até 20 de março
  • Outono: 21 de março até 20 de junho
  • Inverno: 21 de junho até 20 de setembro
  • Primavera: 21 de setembro até 20 de dezembro

No hemisfério norte:

• Verão: 21 de junho até 20 de setembro
  • Outono: 21 de setembro até 20 de dezembro
  • Inverno: 21 de dezembro até 20 de março
  • Primavera: 21 de março até 20 de junho

Estações do Ano

O verão é a estação mais quente do ano! As temperaturas são elevadas e o clima é perfeito para férias e viajar para a praia.

No outono, as temperaturas ficam mais amenas, a vegetação se altera, pois as plantas, assim como as árvores, perdem suas folhas e ficam mais amareladas.

No inverno, a temperatura diminui, o clima é frio em muitos lugares e chega a nevar. As noites são mais longas e gélidas, as plantações sofrem com as geadas, o gado também encontra dificuldade para se alimentar já que os pastos ficam cobertos por gelo e nevasca.

A primavera é a estação em que a temperatura começa a aumentar e a vida se renova. A vegetação se transforma com cores e flores. É, talvez, a estação mais linda do ano!