É um conjunto de linhas imaginárias que servem para localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre. Essas linhas são os paralelos e os meridianos.

Equador:

O Equador é um circulo máximo perpendicular ao eixo de rotação que divide o globo terrestre em dois hemisférios, sendo eles  Norte e Sul.

Quando observamos um mapa, notamos que o Equador é representado por uma linha cheia na horizontal, localizada no centro do globo, e que está associada ao número 0° (zero grau), pois marco o princípio da contagem das latitudes.

Paralelos:

São traçados paralelamente ao Equador tanto para norte quanto para sul. É por meio deles que se determina a latitude de um lugar. Alguns paralelos recebem nomes especiais:

• Círculo Polar Ártico (66° 33 N).

• Trópico de Câncer (23° 27 N).

• Equador (0°).

• Trópico de Capricórnio (23° 27 S).

• Círculo Polar Antártico (66° 33 S).

Meridianos:

São linhas imaginárias que dão a volta na terra, passando pelos pólos. Ao contrário dos paralelos todos os meridianos têm a mesma medida. Por isso, a escolha do meridiano de zero grau (0°) teve de ser convencionada. Escolheu-se, então, para início da contagem, o meridiano que passa pela torre do observatório astronômico de Greenwich, que é uma localidade da área metropolitana de Londres, capital da Inglaterra. O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: o ocidental e o oriental” (Moreira, Igor, 2002, p. 436).

Podemos traçar 360 meridianos, sendo 180 para cada lado do planeta (Oeste e Leste). Dois meridianos se destacam nesse conjunto. O primeiro, como vimos, é o de Greenwich. O outro é o meridiano de 180° responsável por completar a divisão do Planeta em dois hemisférios, no lado oposto ao de Greenwich.

Latitude e longitude:

Latitude – É o afastamento, medido em graus, da linha do Equador a um ponto qualquer da superfície terrestre. Ela vai de 0° a 90° e pode ser norte ou sul.

Longitude – É o afastamento, medido em graus, do meridiano de Greenwich a um ponto qualquer da superfície terrestre. Ela vai de 0° a 180° e pode ser leste ou oeste.

As distâncias angulares são indicadas em graus e não em quilômetros, porque se trata de medições sobre uma esfera, forma aproximada da Terra. Para se ter uma idéia das distâncias métricas, pode-se lembrar que, na linha do Equador, cada grau corresponde a pouco mais de 111Km.