Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Geografia » Indústria de Transformação » Os grandes centros industriais do Brasil
01/06/2012 10:10

Os grandes centros industriais do Brasil

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

6. Os grandes centros industriais do Brasil

Região Sudeste 

São Paulo 

Na região Sudeste está situada a mais importante concentração industrial no país, e o Estado de São Paulo é o seu principal destaque.
No Estado de São Paulo, a maior concentração industrial está localizada na Grande São Paulo, um centro polindustrial, formado por 39 municípios, entre eles o de São Paulo, constituindo o maior parque industrial da América Latina.
Os municípios do Grande ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra), também são de grande importância industrial. Osasco, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano também são destaques industriais.

Rio de Janeiro

A maior concentração do Estado do Rio de Janeiro está no Grande Rio, um grande centro polindustrial, com destaque para o setor naval e o turismo.
Outros centros monoindustriais também merecem destaque como, Petrópolis, Nova Friburgo, Volta Redonda, Barra Mansa, Campos, entre outros.

Minas Gerais

O Estado de Minas Gerais é rico em recursos minerais, por isso destaca-se em grande centro metalúrgico e siderúrgico, situados na Grande Belo Horizonte (Belo Horizonte, Sabará, Nova Lima, Contagem, Betim) e nos municípios de Mariana, Santa Bárbara, Itabirito, Juiz de Fora, etc.

Região Sul 

Rio Grande do Sul

A capital Porto Alegre é o maior destaque do Estado como centro poli-industrial, e como centros periféricos destacam-se Esteio, Canoas, Gravataí. Além desses, outras cidades ganham destaque, como: Caxias, Novo Hamburgo e Pelotas.

Paraná

O principal destaque vai para a região metropolitana de Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava.

Santa Catarina

No Estado de Santa Catarina destaca-se o centro mecânico de Joinville, o pólo ceramista de Criciúma, e indústria de embutidos de Chapecó, e o setor têxtil de Blumenau.

Região Nordeste 

Recife

Destaca-se o distrito industrial do Cabo e os centros industriais: Paulista, Curado, Jabotão e São Lourenço da Mata.

Salvador 

Destacam-se os distritos industriais de Aratu e Camaçari.

Ceará

Fortaleza é o grande destaque (pólo têxtil).

Regiões Norte e Centro Oeste

São as duas regiões com a menor participação na produção industrial, apenas 5%. Contudo, nos últimos anos houve um aumento na participação, destacando-se a região metropolitana de Belém do Pará, Manaus no Amazonas com a Zona Franca, e as indústrias de bens de consumo em Goiânia, Anápolis, Campo Grande, Corumbá e Brasília.


Receba conteúdo de
CATEGORIA e aprenda por SMS:

Custo de R$ 0,31 + impostos por mensagem, até 30 mensagens por mês. Para cancelar envie COLEGIO CATEGORIA SAIR para 49810

Digite seu número:

Comente!