No passado geológico da Terra, há milhões de anos atrás, começaram a ser formados os relevos terrestres. A força que age dentro de um relevo pode ser interna (tectônica, abalo sísmico e vulcanismo) ou externa: intemperismos provocados pelo vento e pela água. O vulcanismo é um agente de âmbito interno que vai transformar o relevo. Acaba sendo classificado como fenômeno de forte variação da pressão e da temperatura do magna que está dentro da Terra. O magna é quem passa por todos esses processos. Trata-se de uma substância pastosa, líquida, que sempre está em elevadas temperaturas. É ele quem forma o vulcão a partir de estruturas rochosas. A erupção vulcânica causa a expulsão do magna de dentro da Terra. Ao entrar em contato com o ar, já frio na superfície, ele fica endurecido e formando estruturas cônicas e piramidais do vulcão.

Hoje, no Brasil, temos a placa tectônica Sul-Americana, em uma área estável. Porém, as maiores incidências de vulcões ocorrem nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas áreas das placas. No Brasil, portanto, não há vulcão ativo, pois o relevo do país se formou a partir de momentos geológicos antigos, com margem de milhões de anos. Dessa maneira, algum vulcão que aqui tenha existido nesse período, acabou sendo extinto. Não está ativo e atualmente não deve causar nenhum tipo de problema mesmo que em áreas mais propensas. Em outras partes do mundo, há muitos casos de erupções vulcânicas.
Mesozóica e vulcões brasileiros

O último vulcanismo do Brasil foi o grande responsável pela formação de várias ilhas do Oceano Atlântico brasileiro, como por exemplo, Trindade, Fernando de Noronha e Abrolhos.

Ao final da era Mesozóica, o Brasil foi atingido por algumas atividades vulcânicas com impressões alcalino-sódico, porém com uma grande distribuição.

Alguns representantes deste tipo de vulcanismo são:
– Poços de Caldas;
– Jacupiranga;
– Araxá;
– Itatiaia.

No período Cretáceo, o Brasil foi palco das maiores atividades vulcânicas (fissural, como se conhece no planeta). Toda a parte sul do país foi atingida pelo vulcanismo.Atualmente, não existem mais vulcões ativos no Brasil.