A revolução das comunicações foi iniciada, no Brasil, a partir de 1970. Um vasto processo organizativo se deu no território nacional. De forma lenta, o desenvolvimento foi se organizando. O físico passou a não ser tão distante, muitas atividades se desenvolveram com menos barreira e a telecomunicação foi ganhando espaço.

A evolução se deu em diferentes frentes, com diferentes técnicas, a encurtar distâncias. Hoje, com o desenvolvimento da microtecnologia, o Brasil também tem procurado ganhar seus espaços.
Este texto irá apresentar o grande desenvolvimento de algumas telecomunicações no Brasil.

Podemos usufruir de algumas comodidades hoje em dia, que foi estudada a muitos anos atrás por alguns inventores e cientistas, como a televisão, o telefone, o rádio e a internet.

No ano de 1876, Graham Bell, o inventor do telefone, fez a primeira instalação telefônica. Já no Brasil, Graham Bell conheceu D. Pedro II e lhe apresentou o telefone. D. Pedro testou o telefone, e o informou que queria comprá-lo.

Conforme o tempo foi passando, o telefone foi sendo instalado nos setores comerciais do Rio de Janeiro, que tinha em média mais de 30 mil aparelhos, já São Paulo contava com pouco mais de 20 mil aparelhos. A partir do ano de 1953, esses números começam a subir.

No ano de 1895, foi efetuada a primeira transmissão de rádio, A primeira transmissão através da televisão preta e branca, foi em 18 de setembro de 1950. Já a da televisão a cores, foi em março de 1972.