Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:06

Energia Solar

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

A energia solar é a captação de energia luminosa que vem diretamente do sol, logo após esse processo ela se transforma em energia utilizável pelo homem, tanto para o aquecimento de água quanto para energia elétrica.

Durante o movimento de translação ao redor do sol, a terra adquiriu em uma superfície normal com o sol 1.410 W/m² de energia, porém apenas 19% são aproveitados pela atmosfera e 35% é refletido pelas nuvens. 

Quando a maior parte da energia solar passa pela atmosfera terrestre, podemos dizer que ela está em forma de luz visível, ou luz ultravioleta. 

As plantas utilizam a energia solar para realizar a fotossíntese, já nós utilizamos essa energia quando queimamos lenha por exemplo. 

Existem algumas formas para obtermos a energia solar: 

As formas diretas: com apenas uma transformação, a energia solar é capaz de se tornar útil para o homem. 

Podem se classificar também em sistema passivo e ativo: 

Sistema passivo: são como os diretos, porém algumas vezes envolvem um fluxo de transferência de energia solar. 

Sistema ativo: são sistemas que necessitam da ajuda de alguns dispositivos elétricos, mecânicos ou até mesmo químicos, para aumentar a efetividade da captura de energia. 

Existem algumas vantagens e desvantagens quando falamos de energia solar. Uma das vantagens é que a energia solar não polui o ambiente durante seu uso, já uma das desvantagens é que á noite não existe nenhum tipo de produção de energia elétrica.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.