Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:06

Energia Solar

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

A energia solar é a captação de energia luminosa que vem diretamente do sol, logo após esse processo ela se transforma em energia utilizável pelo homem, tanto para o aquecimento de água quanto para energia elétrica.

Durante o movimento de translação ao redor do sol, a terra adquiriu em uma superfície normal com o sol 1.410 W/m² de energia, porém apenas 19% são aproveitados pela atmosfera e 35% é refletido pelas nuvens. 

Quando a maior parte da energia solar passa pela atmosfera terrestre, podemos dizer que ela está em forma de luz visível, ou luz ultravioleta. 

As plantas utilizam a energia solar para realizar a fotossíntese, já nós utilizamos essa energia quando queimamos lenha por exemplo. 

Existem algumas formas para obtermos a energia solar: 

As formas diretas: com apenas uma transformação, a energia solar é capaz de se tornar útil para o homem. 

Podem se classificar também em sistema passivo e ativo: 

Sistema passivo: são como os diretos, porém algumas vezes envolvem um fluxo de transferência de energia solar. 

Sistema ativo: são sistemas que necessitam da ajuda de alguns dispositivos elétricos, mecânicos ou até mesmo químicos, para aumentar a efetividade da captura de energia. 

Existem algumas vantagens e desvantagens quando falamos de energia solar. Uma das vantagens é que a energia solar não polui o ambiente durante seu uso, já uma das desvantagens é que á noite não existe nenhum tipo de produção de energia elétrica.


Receba conteúdo de
CATEGORIA e aprenda por SMS:

Custo de R$ 0,31 + impostos por mensagem, até 30 mensagens por mês. Para cancelar envie COLEGIO CATEGORIA SAIR para 49810

Digite seu número:

Comente!