Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Geografia » Continente Americano e Estados Unidos » Características Gerais do Continente Americano
01/06/2012 10:09

Características Gerais do Continente Americano

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

América do Norte

A América do Norte é a parte mais setentrional da América. É separada da América Central na fronteira entre o México e a Guatemala. É composta pelos Estados Unidos, Canadá, México e Groelândia.

Na América do Norte existem Países independentes e dependentes:

Independentes: Canadá, Estados Unidos da América e México. Dependentes: Bermudas, Groelândia e Saint Pierre Miquelon.

As regiões geladas do Alasca e do norte do Canadá encontram-se na região do extremo norte. Mesmo com o clima frio, algumas estruturas foram criadas para permitir o aumento de habitantes.

Na América do Norte, há florestas de pinheiros, lariços e abetos, que os lenhadores derrubam para produzir a lenha.

Nessas florestas são encontradas planícies que são totalmente coberta pelo trigo norte-americano, já no sul dos Estados Unidos são encontradas algumas terras férteis que produzem milho.

As cidades de Toronto, Montreal, Nova Iorque, Filadélfia, Detroit e Baltimore, são encontradas ao leste da América do Norte.

América do Sul

América do Sul é considerada um subcontinente que ocupa toda porção meridional da América, com 380 milhões de habitantes. Ela possui 12% da superfície terrestre, 6% da população mundial, sendo que sua extensão é de 17.819.100 km².

Ela se junta ao norte com a América Central, através do canal do Panamá, porém em outros pontos ela se junta ao norte pela Punta Gallinas, leste pela Ponta do Seixas, e a oeste pela Punta Pariñas. A América do Sul também tem seus limites naturais, que são: pelo norte através do mar do Caribe, pelo leste, pelo nordeste e pelo sudeste através do Oceano Atlântico e por último a oeste pelo Oceano Pacífico.

Ela foi colonizada por Espanha e Portugal, sendo que a Espanha se espelhou nas descobertas de Cristovão Colombo.

No ano de 1.500, Pedro Álvares Cabral chegou ao estado da Bahia (atual), e em nome de Portugal, tomou conta do território.

Nos anos de 1816 e 1825, grande parte da América dos Sul espanhola, tornou-se independente, com a liderança de Simon Bolívar e José de San Martín, com isso a América do Sul se dividiu em 9 países: Venezuela, Equador, Colômbia, Bolívia, Peru, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai.

A maior parte da população são descendentes de europeus, africanos e indígenas, porém há uma grande parte pessoas mestiças. As línguas faladas na América do Sul são: espanhol e português.





Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.

Recomendados para você