Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Geografia » Clima » Pressão Atmosférica
01/06/2012 10:06

Pressão Atmosférica

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

PRESSÃO ATMOSFÉRICA

Ter peso e estar em constante movimentação são duas das inúmeras características da atmosfera. Portanto pressão atmosférica é a ação do peso da atmosfera sobre a superfície do planeta. Pode variar em função da altitude e da temperatura.

Assim: 

Vento: é o ar em movimento. O ar move-se horizontalmente (em superfície e em altitude) e também verticalmente, devido às diferenças de ipedloucura3e de pressão em diversos locais da terra. Seu mecanismo está expresso na primeira Lei da Circulação atmosférica, do holandês Buys Ballot, que diz "os ventos sempre sopram das áreas de alta pressão para as áreas de baixa pressão".

Como nas áreas de menor temperatura ou mais frias a pressão é maior, o vento sai dessas áreas e vai em direção às de maior temperatura, que apresentam menor pressão. Quanto maior for a diferença de pressão entre as regiões, maior será a velocidade do vento, podendo ocorrer, nessas situações, vendavais ou ventos mais fortes, que recebem diferentes nomes, conforme o local: furacão (Caribe), tornado (EUA), tufão (Ásia). Em superfície, os ventos alísios sopram dos trópicos para o Equador, que é uma área ciclonal, de convergência de ventos. Nas áreas equatoriais, o ar quente (mais leve) é úmido. Em altitude, o ar esfria-se e retorna aos trópicos (contra-alísios). Em virtude do ipedloucura5de rotação, os ventos, a partir da área de dispersão, desviam-se para a direita no hemisfério norte e para a esquerda no hemisfério Sul.





Comente!