O Piauí é um dos 27 estados do Brasil. Fica situado no noroeste da Região Nordeste. Tem cinco estados limites: Ceará e Pernambuco a leste, Bahia a sul e sudeste, Tocantins a sudoeste e Maranhão a oeste. Com o Oceano Atlântico, tem delimitações ao norte. É a menor unidade federativa, em termos de litoral, do Brasil, com apenas 66 km litorâneos. Uma área de 251 577,738 km², maior que o Reino Unido, com uma população de 3.194,718 habitantes.

Teresina é a cidade mais populosa do estado, que está dividido em 4 mesorregiões e 15 microrregiões, com um total de 224 municípios. Há cidades com população superior a cinquenta mil habitantes: Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano. O relevo do Piauí é moderado, com regularidade da topografia que acaba sendo superior a 53% inferiores aos 300m. Parnaíba, Poti, Canindé, Piauí e São Nicolau são considerados importantes rios dos piauienses. Todos ligados à Bacia do Parnaíba. O estado possui clima tropical e semiárido.

Em termos econômicos, se destaca na indústria química, de bebidas e de cultura têxtil), com elementos importantes da agricultura para a produção de algodão, arroz, cana-de-açúcar, mandioca. Na pecuária, também ganha destaque.

O povoamento se deu no século XVII quando vaqueiros diversos chegaram da Bahia para trabalhar com o gado no Piauí. Em 1718, ainda pertencente a Bahia, o Piauí passou a ser administrado pelo Maranhão. Só em 1811 é que Portugal elevou o Piauí à condição de capitania independente. Em 1822, com a independência do Brasil em relação a Portugal, Parnaíba foi ocupada pelos portugueses. Após anos de tais batalhas, o Piauí ainda vivenciou a Confederação do Equador e a Balaiada. Em 1852, o governo provincial ocupou a capital de Oeiras para Teresina, com crescimento da economia. Só depois da Proclamação da República no Brasil é que se observaram ainda mais avanços na capitania.

O topônimo “Piauí” tem origem na língua tupi e significa “rio das piabas”.