Localizado no sul, o estado do Paraná é o único que faz limite com estados de outras regiões. A capital, Curitiba, em 2009 foi considerado o espaço mais populoso do Paraná e o oitavo mais populoso do Brasil. O Paraná tem 39 microrregiões e 10 mesorregiões, subdivididas em 399 municípios.

Algumas das cidades com maior população: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu com população superior a 250 mil habitantes.
Os paranaenses fazem divisa com Mato Grosso do Sul a noroeste, São Paulo ao norte e ao leste, Santa Catarina ao sul,Argentina a sudoeste,Paraguai a oeste e oceano Atlântico a leste. Com área de 199 307,922 km², trata-se de um estado menor que a Romênia e são parecidos até no formato.

O território do Paraná compreende o que se chama de República do Guairá à época do Império Espanhol. Jovem província do Brasil, acabou sendo desmembrada de São Paulo no ano de 1853. Surgiu para punir alguns paulistas que participaram da Revolta Liberal de 1842, como uma forma de acordar o apoio dos paranaenses à Revolução Farroupilha e o cultivo lucrativo da erva-mate. É tão jovem quanto o Rio Grande do Sul (1807) e Santa Catarina (1738).

Tem muitos pinheirais em toda a área, com espaço geográfico em formato de planalto sul. Clima úmido e subtropical, como em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Araucaria angustifólia é a espécie mais dominante, apesar dos impactos da destruição humana.

Um dos relevos mais altos do Brasil está no Paraná, com 52% do território estadual tendo altitude superior a seiscentos metros e somente 3% do território tem altitude inferior a trezentos metros. Os rios mais relevantes: o Paraná, o Iguaçu, o Ivaí, o Tibagi, o Paranapanema, o Itararé e o Piquiri. O Paraná tem clima temperado.