Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:48

Irradiação

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Aplicação
IRRADIAÇÃO

É o processo de transmissão pelo qual a energia não precisa de um meio material para se propagar.

Exemplo:

Essa energia, que não necessita de um meio material para se propagar, denomina-se energia radiante, e é transmitida através de ondas eletromagnéticas.

O corpo que emite a energia radiante é chamado emissor; o que recebe, receptor.

As ondas eletromagnéticas são formadas por ondas de freqüências diferentes, chamadas radiação. As mais comuns são:

Freqüências decrescentes – raios cósmicos, raios , raios X, raios ultravioleta, luz visível, raios infravermelhos, microondas e ondas de rádio e TV.

Das ondas eletromagnéticas, as que se transformam mais facilmente em calor, quando absorvidas pelo receptor, são as infravermelhas, também chamadas ondas de calor.

Quando o calor radiante incide na superfície de um corpo, ele é parcialmente absorvido, parcialmente refletido e parcialmente transmitido. Na figura: Qi = parcela incidente; Qr = parcela refletida; Qa = parcela absorvida; Qt = parcela transmitida.

Qi = Qa + Qr + Qt

Para avaliar que proporção do calor incidente sofre os fenômenos de absorção, reflexão e transmissão, definimos as seguintes grandezas adimensionais.

Somando as três grandezas, obteremos: a + r + t = 1
Quando não há transmissão (t=0), o corpo é denominado atérmico (opaco ao calor). Nesse caso:

a + r = 1

As grandezas a, r e t podem ainda ser denominadas, respectivamente, poder absorvedor, poder refletor e poder transmissor. 

Por definição, corpo negro é um corpo atérmico ideal que absorve toda a energia radiante nele incidente. Decorre daí que sua absorvidade é a = 1 (100%) e sua refletividade é nula (r=0). O espelho ideal é um corpo atérmico que reflete totalmente a energia radiante que nele incide, tendo absorvidade nula (a = 0) e refletividade r= 1 (100%).

A seguir, alguns exemplos: 

Corpo opaco –
Um corpo é dito opaco quando a maior parte da energia incidente é absorvida, isto é, quando são mínimas as parcelas de energia refletida e refratada. Os corpos de cor escura são considerados opacos.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.