Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:07

Temperatura

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

2. Temperatura 

A atmosfera é aquecida por irradiação pela energia solar que atinge a superfície terrestre, essa energia passa por importantes variações influenciadas pelos fatores como a latitude e a longitude, sendo que quanto maior for a altitude menor será a temperatura e quanto menor for a altitude a temperatura também será menor. 

"A altitude exerce grande influência sobre a temperatura. O calor é irradiado para "cima", e a temperatura aquece-se por irradiação. Quanto maior a altitude, mais rarefeito torna-se o ar, ocorrendo também menor irradiação e, por conseqüência, menores temperaturas. O contrário ocorre em altitudes baixas" (Coelho, Marcos A. e terra, Lygia. Geografia Geral: o Espaço natural e sócio-econômico. Moderna. p. 122 e 123. 2001). 

O relevo 

O relevo, além de influenciar na variação da temperatura em função dos perfis altimétricos, também influencia na medida em que sua disposição pode facilitar, desviar ou até impedir a passagem de uma massa de ar. 

Continentalidade 

Uma região, quando encaixada mais para o interior do continente, apresenta oscilação térmica mais pronunciada, comparada à variação do litoral, em função da perda maior de temperatura entre o verão e o inverno. 

No Brasil, a influência da continentalidade no clima é atenuada, sendo mais notada na região Centro-Oeste e no Sertão Nordestino, onde a estação seca é mais evidente. 

Comparando as regiões brasileiras situadas à beira-mar com as regiões do interior notamos uma curta influência da continentalidade.
Amplitude Térmica é a diferença entre as máximas e as mínimas temperaturas de algum lugar. 

No Brasil as máximas térmicas variam entre 40°C e 44°C, e as mínimas dificilmente descem a menos de -10°C. Veja no quadro abaixo as mínimas térmicas já registradas: 

Em relação às médias térmicas anuais, o Nordeste apresenta os índices mais altos com 28°C. Nas proximidades do Equador a média térmica anual é sempre maior que 25°C e amplitudes térmicas anuais menores que 5°C. Conforme vamos nos aproximando do Trópico de Capricórnio as médias térmicas vão se reduzindo, e em conseqüência disso as amplitudes térmicas anuais aumentam em razão da maior força do inverno. As áreas de menores médias térmicas anuais do Brasil são encontradas na região Sul, com menos de 20°C.





Comente!