A física é uma das mais aplicadas ciências do mundo, que é capaz de explicar com clareza diversos fenômenos naturais que fogem ao imaginável. Considerando seu potencial ao lado da química, a física conseguiu unir forças e desvendar ainda mais efeitos da natureza, descobrindo sobre o comportamento de substancias e superfícies em diferentes estados, formatos e situações.

Entre estes efeitos conhecidos, um dos mais populares é a tensão superficial, que se refere às fases químicas dos líquidos. Ocorrendo na interface de uma substância, a tensão superficial é capaz de gerar camadas diferenciadas entre líquidos, fazendo com que os mesmos se comportem de maneiras adversas à sua convenção natural. A fim de entender um pouco mais sobre o assunto, descubra o que é a tensão superficial e para que ela serve:

O que é

Superficial Tensão

A tensão superficial é um fenômeno físico que ocorre a partir das forças e coesão entre moléculas semelhantes, capaz de modificar o comportamento de espessura de um liquido. Capaz de gerar uma espécie de membrana elástica na própria água, o fenômeno situa as moléculas do interior de um líquido dentro da atração multidirecional, considerando que as mesmas possam se unir às moléculas vizinhas e alterar seu comportamento superficial.

As moléculas da superfície do liquido sofrem atrações laterais e internas, fornecendo uma dinâmica diferenciada entre o encaixe dos fluidos. O responsável pelo comportamento elástico, que pode ser comparado a um látex, é a falta de balanço entre forças de atração que modifica a interface destas superfícies.

O que ela causa

Tensão Superficial

Os efeitos da tensão superficial são variados, a partir da modificação no comportamento de líquidos em suas condições naturais. Por causa da tensão superficial, por exemplo, podemos observar como alguns objetos mais densos que o liquido conseguem flutuar pela superfície do mesmo, mantendo-se seos sobre a interface e permanecendo sob a mesma, sem afundar.

Este efeito é o grande responsável pelo caminhar de insetos sobre a superfície da água, por exemplo, assim como a causa pela qual a poeira fina não afunde sobre líquidos, a formação de gotas e bolhas se sobressai dentre um liquido qualquer, e assim por diante.

Sendo responsável pelo efeito de capilaridade e pela imiscibilidade entre líquidos polares e apolares (como a água e o óleo, que vivem separados), a tensão superficial contribui com a integridade física dos líquidos e permite a eles o funcionamento de uma mecânica natural, distante de problemas relacionados ao contraste entre superfícies.