Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Física » Hidrostática » Prensa hidráulica
01/06/2012 10:47

Prensa hidráulica

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Prensa hidráulica 
Definição: 

Essa prensa é considerada uma máquina baseada na Lei de Pascal. Ela possui a capacidade de multiplicar as forças. Vejamos: 

Com base na figura acima, podemos perceber que os dois vasos acima são comunicantes entre si, possuindo assim um líquido homogêneo protegido por dois êmbolos móveis, porém sem atrito, possuindo áreas SA, que representa o êmbolo menor e SB que representa o êmbolo maior. 

Como podemos observar FA é considerada uma força de intensidade, que foi aplicada no êmbolo A, contudo podemos levar para o êmbolo B uma força de intensidade FB. 

Com base na Lei de Pascal, temos:

Vantagem mecânica (Vm) 

A vantagem mecânica é considerada o resultado da multiplicação da força. Vejamos: 

Conversão do trabalho 

Considerando dA como sendo o deslocamento do êmbolo A e dB como sendo o deslocamento do êmbolo B, possuindo um líquido com um volume constante, ou seja, com um líquido incompressível, teremos que o um volume líquido que desce até A, é o mesmo volume líquido que sobe até B. 

Portanto:

A relação FBdB = FAdA, explica toda conservação de trabalho em máquinas simples, ou seja, nas prensas hidráulicas o trabalho da força que é aplicada no êmbolo menor, é o mesmo que o trabalho da força que é passada para o êmbolo maior.


Receba conteúdo de
CATEGORIA e aprenda por SMS:

Custo de R$ 0,31 + impostos por mensagem, até 30 mensagens por mês. Para cancelar envie COLEGIO CATEGORIA SAIR para 49810

Digite seu número:

Comente!