Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Física » Hidrostática » Lei de Stevin
01/06/2012 10:47

Lei de Stevin

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Lei de Stevin 

Essa Lei consentiu em calcular a diferença da pressão existente entre dois pontos de certo fluído homogêneo que está tanto em equilíbrio como sob a ação da gravidade.

Para entendermos melhor, vamos ver um exemplo: 

Vamos pensar em um fluído homogêneo, localizado em qualquer recipiente que esteja em equilíbrio. 

Vejamos:


Se quisermos saber a diferença da pressão existente entre os pontos A e B da figura acima, com um desnível h, devemos observar o ponto C, que se encontra na mesma horizontal de A e na mesma vertical que B, com isso devemos usar: 

PB – PC = μgh 

Já se pensarmos de outra forma, ou seja, considerando que os pontos A e C estão na mesma profundidade, ou seja, na mesma altura de h, eles irão suportar pressões iguais. 

Portanto: 
PA = PC 
Se pensarmos em substituir a expressão B na expressão A, teremos: 

Portanto podemos concluir que: 

A Lei de Stevin, diz que há uma diferença de pressão existente entre dois pontos de um fluído homogêneo que está tanto em equilíbrio como sob a ação da gravidade.
 
Essa diferença se apresentada através do produto que faz parte do peso específico do fluído (μg) pelo desnível, ou seja, pela diferença de profundidade, existente entre os dois pontos adotados.

Observação: 

Essa Lei serve tanto para os líquidos, como para os gases. Contudo sabemos que o gás possui uma densidade pequena, portanto a diferença da pressão se tornará válida, somente para as alturas grandes. 

Com isso podemos concluir que para um gás que está contido em um recipiente que possui dimensões normais, sua pressão irá ser considerada a mesma em qualquer ponto da massa gasosa.





Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.

Recomendados para você