Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Física » Fundamentos da Cinemática escalar » Ponto material – corpo extenso
01/06/2012 10:49

Ponto material – corpo extenso

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Ponto material-corpo extenso 

O ponto material é considerado um corpo com qualquer tamanho ou forma, que tem por objetivo representar um objeto qualquer independente da sua dimensão. 

Corpo é uma quantidade limitada de matéria. Então, todo corpo possui dimensões, mas muitas vezes elas não são levadas em conta porque são muito pequenas em relação as distâncias envolvidas em certos problemas. Um corpo, em tais circunstâncias, é considerado um ponto material (a Terra em relação ao Sol; uma canoa navegando no rio Negro; o “Vivaldão” em relação à cidade). Qualquer corpo pode ser considerado um ponto material, dependendo da comparação que se faça. 

Já o corpo extenso é quando o tamanho do corpo depende das dimensões do objeto, ou seja, ele é ao contrário do ponto material. 

Vejamos alguns exemplos de ponto material- corpo extenso: 

a força da gravidade é totalmente dependente da distância entre dois corpos, quando uma pessoa está na mesma superfície que a outra, porém bem distante da outra, ela sentirá uma força gravitacional muito menor do que a dos pés. Neste exemplo as pessoas representam o corpo extenso com intensidades diferentes.

Quando a terra esta está em translação, podemos considerá-la um ponto material, pois seu tamanho não é importante em relação à extensão de sua órbita.




Comente!