Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Física » Estática » Equílibrio de um corpo extenso
01/06/2012 10:50

Equílibrio de um corpo extenso

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Equilíbrio de um corpo extenso 

Momento escalar de uma força 

Como vimos no tópico anterior, existe a possibilidade de rotação em um corpo extenso. Para que a força cause uma rotação do corpo extenso, deve ocorrer uma grandeza física denominada momento escalar. 

Vejamos um corpo extenso que é capaz de girar em torno do ponto O, tendo assim uma força F, que é aplicada no corpo. 

Vejamos a ilustração: 


Com base na figura acima, podemos perceber que há uma distância d, que representa a distância que vai do ponto O até a linha de ação de F, que é denominada braço de força, enquanto o ponto O é denominado pólo. 

Através de uma equação podemos definir a relação entre o momento escalar (M) da força e o pólo O. 

Vejamos a equação: 

Com relação ao sinal do momento escalar, devemos saber que ele irá depender do sentido em que a rotação está, ou seja, irá depender do sentido em que a força tender a girar o corpo.

Binário
O binário é considerado um sistema composto por duas forças, com a mesma direção e a mesma intensidade, porém com sentidos opostos, contendo também uma linha de ação não- coincidente.
 
Vejamos:

Como podemos perceber no binário acima, há uma distância entre as forças, essa distância é denominada braço binário. 

A força de um binário é considerada nula, pois o corpo não tem a tendência de acelerar quando está em movimento de translação. 

Já se pensarmos no momento escalar de um binário, devemos saber que sua intensidade com relação a todos os pólos será dada através de: |F| d.
Quanto à ação do binário, é importante sabermos que ele se limita a causar um movimento de rotação acelerado no corpo extenso. 

Condições de equilíbrio 

Existem duas condições para que um corpo extenso esteja em equilíbrio. Sendo elas: 

Todas resultantes das forças externas do corpo serão nulas. 

Quando falamos das somas forças, externas que agem sobre o corpo, devemos saber que elas são todas nulas com reação aos pólos.
Agora se tratando do equilíbrio, vejamos: 

Quando falamos da condição 1, estamos nos referindo a um equilíbrio translatório, já quando falamos da condição 2, estamos nos referindo a um equilíbrio rotatório. 

Com isso podemos ver que a condição 2 não irá existir em um ponto material, pois não há chances de ocorrer o movimento de rotação. 


Recomendados para você

Comentários