Uma visão geral. A carga elétrica 
A matéria é formada de pequenas partículas, os átomos. Cada átomo, por sua vez, é constituído de partículas ainda menores, os prótons, os elétrons e os nêutrons. Os prótons e os nêutrons localizam-se na parte central do átomo, e formam o chamado núcleo. Os elétrons giram em torno do núcleo na região chamada de eletrosfera. Os prótons e os elétrons apresentam uma importante propriedade física, a carga elétrica. A carga elétrica do próton e a do elétron tem a mesma intensidade, mas sinais contrários. A carga do próton é positiva e a do elétron, negativa. 

Num átomo não existe predominância de cargas elétricas; o número de prótons é igual ao número de elétrons. O átomo é um sistema eletricamente neutro. Entretanto quando ele perde ou ganha elétrons, fica eletrizado. Eletrizado positivamente quando perde elétrons e negativamente quando recebe elétrons. 

Sendo a carga do elétron a menor quantidade de carga elétrica existente na natureza, ela foi tomada como carga padrão nas medidas de carga elétricas. 

Existem algumas propriedades a partir das partículas elementares da carga elétrica, sendo elas: 

*elétron atrai próton 

*elétron repele elétron 

*próton repele próton 

Vejamos a ilustração a baixo: 
 

No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de medida de carga elétrica é o coulomb (C). 

A carga do elétron, quando tomada em módulo, é chamada de carga elementar e é representada por e. 

carga elementar: 1,6.10-19C 

carga do elétron: -1,6.10-19C 

carga do próton: +1,6.10-19C 

Nota 

*No sistema internacional a carga elétrica pode ser considerada também como quantidade de eletricidade. 

Vejamos agora uma tabela onde há a massa e a carga elétrica das partículas elementares: 

A partir das considerações acima podemos concluir que cargas elétricas do mesmo sinal se repelem e cargas elétricas de sinais diferentes se atraem.
Vejamos