Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 10:48

Tensão elétrica (U)

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Tensão elétrica (U) 

Podemos explicar a tensão elétrica a partir de um exemplo muito simples. 

Vejamos: 

* Quando ligamos um condutor de luz em um gerador, todas as partículas que estão eletrizadas, começam a entrar em movimento ordenado. É o caso das pilhas de uma lanterna, por exemplo, que manda energia elétrica para as partículas que á atravessam, com a ajuda da energia química. Essas partículas que recebem energia se tornam partículas energizadas, passando pelos condutores, e atravessando a lâmpada, fazendo com que a luz da lanterna se acenda. Vejamos agora um exemplo de um circuito elétrico: 

Podemos considerar Eel, como energia elétrica, que a partícula eletrizada com uma quantidade de carga elétrica Q receberá, quando passar pelo gerador. A partir dessas considerações, podemos definir a tensão elétrica (U) como uma grandeza que nos permite ver a quantidade de energia elétrica que o gerador é capaz de liberar para cada uma das unidades de quantidade de cada carga que passa por ele. 

Portanto: 

Podemos medir também a energia elétrica em joule (J) e a quantidade da carga elétrica em Coulomb (C), porém a tensão elétrica virá manifestada em J/C, denominado volt (V). 

Portanto: 

Notas: 
* É importante lembrarmos que tensão elétrica e diferença de potencial (ddp) são sinônimos, portanto tensão elétrica = ddp.
Vejamos a função


* Vejamos agora o símbolo elétrico de um gerador: 

* Vejamos o símbolo elétrico d uma lâmpada: 

* Vejamos o símbolo elétrico de uma chave interruptora:





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.