Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Física » Corrente e tensão elétrica » Condutores e isolantes elétricos
01/06/2012 10:48

Condutores e isolantes elétricos

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Condutores e isolantes elétricos 

Um condutor elétrico é considerado um material que faz com que as partículas eletrizadas se movimentem facilmente. Um exemplo de um bom condutor elétrico são os metais, pois eles são compostos por uma camada externa de átomos, denominados elétrons livres. A ligação desses elétrons livres com o núcleo atômico é insignificante, facilitando assim a passagem de um átomo para o outro, criando assim uma nuvem eletrônica na parte interior do metal. 

É importante lembrar que existem alguns condutores elétricos que estão nos estados sólido, líquido e gasoso. Vejamos um exemplo de cada um deles: 

* Sólido: um exemplo de um condutor elétrico que está no estado sólido são os metais, portanto seus portadores de cargas elétricas são os elétrons. 

* Líquido: um exemplo de um condutor elétrico que está no estado líquido são as soluções iônicas, portanto seus portadores de cargas elétricas são os íons, ou seja, os cátions e os ânions. 

* Gasoso: um exemplo de um condutor elétrico que está no estado gasoso são os gases ionizados, portanto seus portadores de cargas elétricas são os íons e os elétrons. 

Agora vamos falar um pouquinho sobre os isolantes elétricos: 

Um isolante elétrico é totalmente o contrário de um condutor elétrico. Ele é considerado um material que não apresenta facilidade de movimento de suas partículas eletrizadas. Um exemplo de um isolante elétrico são os não-metais, como por exemplo, o vidro, que contêm a quantidade de elétrons livres necessária para que as partículas passem entre si. 


Recomendados para você

Comentários