Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Física » Capacitores » Capacitores e condensadores
01/06/2012 10:49

Capacitores e condensadores

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Capacitores ou condensadores 
Denominam-se capacitores ou condensadores, alguns dispositivos elétricos que são capazes de desenvolver a condensação de cargas elétricas.
O indutor e o induzido devem ser total para que os condensadores funcionem satisfatoriamente. 

Existem três tipos de condensadores, que são os seguintes: 

- Esférico; 

- Cilíndrico; 

- Plano. 

Vejamos agora cada um deles:

Capacitor esférico: 



Quando falamos de uma esfera indutora, dentro de outra esfera oca, devemos saber que entre as duas esferas há um dielétrico, e que ela sempre deve estar ligada a um gerador elétrico.

Capacitor cilíndrico: 


Quando falamos de um cilindro indutor, que está dentro de outro cilindro metálico, devemos saber que este cilindro está ligado a um gerador elétrico, como mostra a figura acima. O sistema do cilindro é parecido com o sistema das esferas concêntricas, ou seja, o cilindro indutor de cargas + Q, provoca a indução total, induzindo no outro cilindro a carga –Q, ou seja, a carga oposta.

Capacitor plano: 


Quando falamos de capacitor plano, devemos saber que ele é composto por duas placas que são paralelas, como mostra a figura acima, lembrado que entre essas duas placas existe um isolante determinado dielétrico.

Armaduras do condensador 
Chamamos de armadura, os dois condutores que compõe um condensador. O condensador esférico é composto por duas esferas, o cilíndrico é composto por dois cilindros, já o condensador plano é composto por duas placas planas e metálicas.

Símbolo do capacitor 
Podemos definir o símbolo do capacitor como um par de traços, onde os dois são paralelos e iguais. O símbolo dos capacitores é sempre o mesmo, independente se eles são esféricos, planos ou cilíndricos. Vejamos o símbolo: 

Carga do capacitor: 
Em todos os capacitores, ocorre indução total, sendo que suas armaduras são carregadas com as cargas elétricas representadas por Q+ e Q-, portanto a carga do capacitor é definida por: 

Tensão elétrica ou d.d.p no capacitor 

Quando falamos de d.d.p no capacitor, é importante sabermos que entre os dois condutores, ou seja, entre duas armaduras, que estejam com cargas opostas e eletrizadas haverá uma d.d.p.: U. 

O capacitor sempre estará ligado em dois pólos que fazem parte de um gerador elétrico, fazendo com que sua d.d.p fique igual á do gerador. 

Vejamos a ilustração abaixo: 
 





Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.

Recomendados para você