Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Física » Capacitores » Associação de capacitores
01/06/2012 10:50

Associação de capacitores

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Associação de capacitores 
Tanto os capacitores como os resistores, podem ser associados em paralelo ou em série. 

O capacitor equivalente da associação dos capacitores é aquele que conserva quantidades iguais de cargas elétricas, sob a mesma d.d.p da associação.

Associação em paralelo 
Existem as armaduras coletoras, que são as positivas, e as armaduras condensadoras que são as negativas. As positivas (coletivas) ficam ligadas entre si, apresentando assim o mesmo potencial, representado por VA. Já as negativas (condensadoras), também ficam ligadas entre si, porém apresentam um potencial comum, representado por VB. 

Vejamos a ilustração de um capacitor em paralelo: 

É importante sabermos que todos os condensadores que estiverem em paralelo, eles estarão sujeito a uma mesma tensão, como: U = VA – VB.

Vejamos agora a carga total que foi armazenada pelo sistema: 

Associação em série 

Na associação em série, a armadura condensadora, ou seja, a armadura negativa está ligada à armadura coletora, ou seja, a armadura positiva. É importante lembrar que o primeiro capacitor possui uma armadura elétrica positiva, pois ele receberá uma carga +Q e induz a carga –Q na armadura condensadora, ou seja, na armadura negativa.
 
A carga que foi induzida, representada por + Q, irá escorrer na direção da armadura coletora do outro condensador. Com isso a carga –Q será induzida a na armadura condensadora. Com isso a carga positiva irá escorregar para a armadura coletora de um terceiro capacitor, que irá induzir a carga negativa em sua armadura coletora, e assim por diante. 

Vejamos a ilustração abaixo: 

Com isso podemos concluir que quando os condensadores estão em série, eles irão apresentar cargas iguais.
Quando falamos da tensão representada por U, podemos afirmar que ela na associação é considerada a soma de todas as tensões individuais de cada condensador.
 
Vejamos:
 

Cada condensador apresenta: 

Se considerarmos Cs como sendo a capacitância do condensador equivalente, teremos:


Recomendados para você

Comentários