Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Física » Ângulo Limite e Reflexão Total » Ângulo limite de refração
01/06/2012 10:51

Ângulo limite de refração

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Ângulo limite de refração 

Suponhamos que haja dois meios transparentes e homogêneos representados por (1) e (2), e que eles sejam delimitados por uma fronteira representada por (F), possuindo assim índices de refração absolutos representados por n1 e n2, onde para certa luz monocromática

Se a luz incidente proveniente do meio 1,for menos refringente, logo o raio de luz vai se aproximar da normal no meio 2, ou seja, o ângulo de refração r conseqüentemente será menor que o ângulo de incidência i.

O ângulo de refração (r) aumentará se aumentarmos o ângulo de incidência (i), mas sempre respeitando a seguinte condição:
r < i 

È importante sabermos que se o ângulo de incidência (i) for máximo, ou seja, i = 90° (incidência rasante) o ângulo de refração (r) também será máximo, mas: 

È denominado ângulo limite de refração (Lr), valor máximo do ângulo de refração, que pode ser calculado através da aplicação da Lei de Snell, vejamos:





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.