Digite o que você quer buscar:  
31/05/2012 18:05

Gametas

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Os  gametas ou células germinativas masculina e feminina são células sexuais altamente especializadas, que possuem metade do número normal de cromossomos (número haplóide). 

Espermatozóides 

São células sexuais masculinas e sob microscopia usual, pode se reconhecer neles uma cabeça e uma cauda.A parte inicial da cauda, que é sua região de maior diâmetro, é denominada peça intermediária . 

Óvulos: são células sexuais femininas.

O processo de formação e desenvolvimento das células germinativas é chamado gametogênese

Gametogênese
Gametogênese é o processo de formação e desenvolvimento de células geradoras especializadas denominadas gametas ou células germinativas. Durante a gametogênese, o número de cromossomos é reduzido à metade, e a forma da célula é modificada.
Essa redução se dá durante a meiose , um tipo de divisão celular que ocorre durante a gametogênese. Esse processo de maturacão é chamado de espermatogênese, nos homens , e ovogênese nas mulheres. 

Espermatogênese

A espermatogênese envolve a seqüência de eventos através da qual células germinativas primitivas chamadas espermatogônias transformam-se em espermatozóides. Esse processo tem início na puberdade (13 a 16 anos), e continua até a velhice. 

Ovogênese

A ovogênese refere-se a toda seqüência de eventos pela qual as ovogônias transformam-se em óvulos maduros. Esse processo de maturação começa antes do nascimento, mas só é completada na puberdade. Os ovócitos primários permanecem em prófase suapensa (dictióteno), por vários anos até que a maturidade sexual seja alcançada na puberdade e comecem os ciclos reprodutivos.





Comente!