Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Biologia » Sistema Nervoso » Sistema Nervoso Periférico
31/05/2012 18:04

Sistema Nervoso Periférico

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

-  Divisão fisiológica do sistema nervoso 

Com relação ao funcionamento do sistema nervoso, podemos dividi-lo em: voluntário e autônomo. 

O sistema nervoso voluntário apresenta uma porção central (córtex) e uma periférica (nervos).

O sistema nervoso autônomo é dividido em simpático e parassimpático, que funcionam de maneira antagônica em relação aos órgãos que controlam por meio de adrenalina e acetilcolina. Essa é a parte do sistema nervoso, responsável pelo controle das nossas vísceras ou seja, garante o equilíbrio interno do nosso corpo (homeostase). 

Sistema Nervoso Periférico (SNP)

Os movimentos mais simples que podemos executar como espirrar, pestanejar, recolher a mão ao tocar superfícies quentes são reações automáticas, involuntárias, envolvendo impulsos nervosos denominados reflexos. O caminho percorrido pela informação é denominado arco reflexo; já os fenômenos que se desenvolvem nas vias nervosas desde o receptor, ao receber o estímulo, até o efetor, que dá resposta final, denomina-se ato reflexo.
O arco reflexo pode ser simples, quando envolve um pequeno número de neurônios, ou complexo, quando envolve um grande número de neurônios.

Exemplo de um arco reflexo simples:

Reflexo patelar – um golpe aplicado no tendão do joelho excita as extremidades nervosas dos neurônios (dendritos) os axônios desses neurônios levam o impulso até a medula, fazendo sinapse com os neurônios associativos que transmitem o impulso nervoso através de seus axônios aos neurônios motores, que atuam nos músculos provocando o movimento.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.