Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Biologia » Sistema Nervoso » Medula Espinhal
31/05/2012 18:04

Medula Espinhal

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

É um cordão cilíndrico que se dispõe ao longo da coluna vertebral. Atua como uma estação nervosa retransmissora, recebendo ao cérebro e do cérebro transmitindo ao organismo.

A medula também pode gerar respostas simples para certos estímulos. Essas respostas são chamadas de reflexos medulares.

Podemos subdividir o sistema nervoso sobre o ponto anatômico e fisiológico. 

Divisão anatômica –
Quanto à posição, o sistema nervoso pode ser dividido em central (encéfalo e medula espinhal ou raquidiana) e periférico (nervos cranianos do encéfalo, nervos raquidianos ou espinhais da medula e gânglios sensoriais e simpáticos).

O encéfalo e a medula espinhal são protegidos pelo crânio e pela coluna vertebral, respectivamente, mas também há três membranas de tecido conjuntivo protegendo o sistema nervoso central (SNC): as meninges.

Pia-máter – Meninge que se encontra em contato direto com o encéfalo e a medula.

Aracnóide – Meninge intermediária.

Dura-máter – Meninge mais externa.

Entre a Pia-máter e a Aracnóide existe um espaço que é preenchido pelo líquido cefaloraquidiano (líquor) que oferece proteção ao tecido nervoso

No encéfalo, os corpos dos neurônios localizam-se na periferia formando uma região escura (substância cinzenta), e mais internamente apresentam uma substância clara (substância branca) constituída por fibras nervosas (dendritos e axônios) que, por apresentarem bainha de mielina, conferem a esta coloração esbranquiçada. Na medula espinhal, tal situação é invertida.





Comente!