Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Biologia » Reprodução » Reprodução sexuada ou gâmica
31/05/2012 18:10

Reprodução sexuada ou gâmica

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

2 – Reprodução sexuada ou gâmica 

Grande parte dos animais são formados por reprodução sexuada, que consiste na origem de novos indivíduos a partir de células produzidas pelos pais. 

Isogamia e anisogamia
 
Quando os gametas unidos na fecundação são iguais ocorre a isogamia, quando são diferentes ocorre a anisogamia ou heterogamia, que é o caso mais comum. 

Chamamos de fecundação ou fertilização o processo de penetração do espermatozóide no óvulo seguido da fusão. 

O óvulo é uma célula envolvida internamente pela membrana plasmática, e externamente pela membrana vitelínica. Seu interior é formado pelo citoplasma que é rico em vitelo, uma mistura excessivamente nutritiva. 

O espermatozóide dos mamíferos é constituído por três partes: cabeça, colo e cauda

A cabeça é formada por um núcleo, o acromossomo e o capucho cefálico. O acromossomo encontra-se na ponta mais extrema do núcleo. O capucho cefálico desenvolve-se em torno do acromossomo, recobrindo, eventualmente, metade da superfície do núcleo. O colo é formado por dois centríolos, o primeiro proximal na base do núcleo e o segundo distal de onde sai o flagelo, na qual a parte inicial está envolvida por uma bainha mitocondrial. A cauda apresenta um feixe de filamentos, recoberta por uma fina bainha citoplasmática, que não atinge a ponta.


Recomendados para você

Comentários