Digite o que você quer buscar:  
31/05/2012 18:09

Relações desarmônicas

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

3. Relações desarmônicas

Trata-se da relação que favorece uma espécie e lesa a outra, também pode ser intra-específicas ou inter-específicas.

Relações intra-específicas ou homotípicas

Competição intra-especifica

É a competição entre seres da mesma espécie, que rivalizam por alimento e território.

Canibalismo

O canibalismo é a relação entre indivíduos da mesma espécie, onde um dos seres mata e come outro indivíduo de sua espécie.
Temos como exemplo os ratos que praticam o canibalismo geralmente por causa da falta de espaço.

Relações interespecíficas ou heterotípicas

Competição Interespecíficas

Esta competição acontece entre os indivíduos de espécies diferentes e que vivem no mesmo ambiente e disputam o mesmo nicho ecológico, por exemplo, cobras e corujas.

Predatismo

Esta relação ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, onde o indivíduo maior, denominado predador, persegue e devora outro de uma espécie diferente, denominada presa, para se alimentar.

Tanto os predadores quanto as presas possuem mecanismos de defesa e ataque. O mimetismo é um exemplo disso, trata-se de uma propriedade na qual os animais ou insetos possuem, tomando a cor ou a forma do meio em que vivem para se disfarçar e se esconder, visando a sobrevivência. Exemplo: o camaleão.

Amensalismo

Nesta interação são envolvidos seres de espécies diferentes, onde uma delas, denominada inibidora, secreta determinadas substâncias que inibem o crescimento ou reprodução de outra espécie, denominada amensal.
Exemplo: Os fungos fabricam os antibióticos fazendo com que as bactérias não se desenvolvam.

Parasitismo

Esta relação ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, sendo que uma delas, denominada parasita, habita no interior ou no exterior de outra espécie, denominada hospedeiro. O hospedeiro torna-se o alimento do parasita.
Geralmente, o parasita é menor que seu hospedeiro e por este motivo, é necessário um número bem maior de parasitas para matar um hospedeiro.





Comente!