Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Biologia » Protistas » Estudo do gênero Plasmodium
31/05/2012 18:10

Estudo do gênero Plasmodium

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

5. Estudos do gênero Plasmodium 

Plasmodium é um parasita causador da malária. A transmissão da doença ocorre através de mosquitos do gênero Anopheles. Apenas o mosquito fêmea pica o homem. 

Após a picada, antes mesmo de sugar o sangue do indivíduo, o mosquito deposita a sua saliva que contém uma substância anticoagulante. 

Ao penetrar na corrente sanguínea o parasita e a saliva ficam incubados por 12 dias nas células do fígado. Após este período de incubação, o parasita volta para o sangue e através dos glóbulos vermelhos, eles se reproduzem de forma assexuada formando os esporos. Os glóbulos vermelhos são rompidos e liberam os esporos, que penetram em outros glóbulos vermelhos, ocorrendo o mesmo processo, causando anemia na pessoa infectada. 

Cada vez que os esporos penetram nos glóbulos vermelhos, o indivíduo infectado passa por crises febris que podem chegar a 40°C, estes sintomas se repetem geralmente a cada dois ou três dias, dependendo da espécie do Plasmodium. Passadas algumas gerações de esporos, os parasitas transformam-se em elementos reprodutivos, denominados gametócitos. 

Quando o inseto suga um indivíduo infectado, ele adquire os gametócitos que acabam de se desenvolver no tubo digestivo desse mosquito, transformando-se em células sexuais. 

Os gametas masculinos e os gametas femininos se unem originando o zigoto, que origina vários plasmódios que se instalam nas glândulas salivares do mosquito, e assim podem ser transmitidos a outros indivíduos. 

Portanto, o ciclo do Plasmodium ocorrem em duas fases: 

Fase assexuada: que ocorre no interior dos glóbulos vermelhos. 

Fase sexuada: que ocorre no mosquito. 

Existem três maneiras para acabar com a malaria: 

- Combater o parasita no organismo humano;
- Destruir o mosquito;
- Evitar a picada do mosquito.


Recomendados para você

Comentários