Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Biologia » O ambiente e os seres produtores, consumidores e decompositores
03/03/2014 11:41

O ambiente e os seres produtores, consumidores e decompositores

No meio ambiente existem os seres produtores, consumidores e decompositores. Vamos entender sobre cada um deles e compreender o equilíbrio ecológico!

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

O solo, a água e o ar são elementos da natureza e não podem viver isoladamente, ou seja, esses elementos estão interligados. Dessa forma, todos os seres vivos também estão interligados de alguma forma e mantêm relações uns com os outros e com o meio ambiente.

A ciência que estuda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente é a ecologia. A palavra ecologia tem origem do grego e traduzida ao pé da letra quer dizer o lugar onde se vive. Essa ciência é dividida em diversas áreas de estudo, como Ecologia Numérica, Ecologia Quantitativa, Ecologia da Restauração e muitas outras.  Quando estudamos o ciclo da água, a importância do solo para o homem, o ar que respiramos e a vida das plantas e dos animais estamos estudando a ecologia.

Equilíbrio ecológico

Para que todos os seres vivos possam sobreviver no meio ambiente são necessários vários fatores como a luz, a água, a temperatura, o oxigênio (ar) e nutrientes. Eles corresponder àquilo que compõe o ambiente físico! Um bom exemplo é o dos sapos que se alimentam de insetos que comem os vegetais das margens da lagoa; outro, dos girinos servem de alimento para os peixes; os corpos de animais mortos se transformam em nutrientes aos vegetais; as plantas absorvem o gás carbônico e liberam o oxigênio essencial para a vida do homem e dos animais.

Dessa forma, podemos observar que os seres vivos se relacionam com os fatores físicos e entre si. Portanto, todos fazem parte de um ambiente natural chamado de ecossistema. Quando ocorre um equilíbrio entre os seres vivos e o ambiente, entendemos que existe um equilíbrio ecológico.  Sendo assim, cada um dos seres vivos possui um papel importante para manter tudo equilibrado.

Ecologia

Quais são os seres produtores, consumidores e decompositores?

No meio ambiente existem os seres produtores, consumidores e decompositores. Vamos entender sobre cada um deles!

Seres produtores são chamados assim, pois produzem o seu próprio alimento. Esses seres são os vegetais que se alimentam pelo processo da fotossíntese, da glicose e dos sais minerais retirados do solo.

Seres consumidores são seres que consomem vegetais ou outros animais. Exemplo de seres consumidores os animais que se alimentam de vegetais e de outros animais e o homem. Não somos capazes de produzir o nosso próprio alimento.

Seres decompositores são bactérias ou fungos que ajudam a natureza na decomposição de restos de animais e plantas misturados na terra. Esses microrganismos possuem a função de decompor ou desmanchar transformando essa matéria em sais minerais importantes para o crescimento das plantas.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.