Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Biologia » Membrana plásmatica » As funções da membrana plasmática
31/05/2012 18:07

As funções da membrana plasmática

Descubra quais são as funções da membrana plasmática.

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

[caption id="attachment_15370" align="aligncenter" width="500"]evaginações da membrana plasmática evaginações da membrana plasmática[/caption]

A membrana plasmática possui mecanismos que permitem a entrada e a saída de substâncias.

Dizemos que a membrana plasmática seleciona a passagem destas substâncias e que ela possui desta forma uma permeabilidade seletiva, que é uma camada fosfolipídica da membrana plasmática que funciona como uma barreira fluida (maleável) e permite a passagem de substâncias diretamente através dela.

Outras funções estão atribuídas á membrana plasmática, como conservar a forma das células, auxiliarem no deslocamento e transportação.

A mambrana plasmática émdenominada uma das superfícies da célula, e essa superfície precisa de especializações da membrana, e são elas:

Microvilosidades: Mais comuns no revestimento da mucosa intestinal., e age na superfície celuar fazendo crescer ainda mais a absorção da célula.

Interdigitações: faz com que haja um melhor agrupamento das células entre si.

Desmossomos: são responsáveis por uma maior fixação de uma célula às outras. Os Desmossomos contém duas partes divididas chamadas de hemidesmossomos.

Cilios e Flagelos: São expansões celulares finas e altamente móveis que contribuem para a movimentação celular.





Recomendados para você

Comentários

Ajude a manter o Colégio Web

Ajudamos milhões de estudantes, todos os meses, levando conteúdo educacional de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.