Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Biologia » Engenharia genética » Os organismos transgênicos
31/05/2012 18:09

Os organismos transgênicos

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Os organismos transgênicos
São organismos que recebem e incorporam genes de outra espécie podendo transmiti-los à sua prole. Como exemplo, temos: genes humanos em bactérias, genes de outras espécies animais e vegetais também podem ser transmitidos para espécies diferentes das espécies doadoras destes.

Plantas Transgênicas
O plasmídeo usado na formação de plantas transgênicas é o Ti, e a bactéria é a Agrobacterium tumefaciens.

Após a infecção da planta, o T-DNA (parte do plasmídeo Ti), que possui genes com hormônio de crescimento é transmitido para o DNA da planta.

Tais hormônios agem de uma forma em que as células das plantas infectadas começam a passar por um processo de divisão e crescimento incoerente.

Vejamos alguns vegetais transgênicos: 

Tomates transgênicos 

Em 1992, foi adquirido o tomate transgênico, como o primeiro produto da engenharia genética. É um vegetal que tem a capacidade de ficar mais de 40 dias fora da geladeira, sendo que o normal não passa de dez dias. 
Soja Transgênica 

São muitos os tipos de soja transgênica, mas a mais comum é a que recebeu um novo gene chamado glifosato, que permitiu mais resistência dela em relação ao herbicida.

Mamão Papaia Transgênico 

O Mamão Papaia Transgênico possui dois genes a mais em relação ao mamão normal.

Não há nenhuma alteração no gosto e na forma do mamão. E este mamão também é mais resistente, em relação aos outros.

Um dos genes torna a planta resistente ao vírus da mancha anular, ou mosaico, responsável por grandes prejuízos nas plantações da fruta.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.