Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Biologia » Engenharia genética » A clonagem da ovelha Dolly
31/05/2012 18:09

A clonagem da ovelha Dolly

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

A clonagem da ovelha DollyO grande marco da história da clonagem ocorreu no ano de 1996, quando um escocês chamado Ian Wilmut, fez uma experiência com ovelhas, na qual uma ovelha foi clonada, e ficou conhecida com a ovelha Dolly.

Para realizar esta clonagem foram retirados alguns óvulos não-fecundados de uma determinada ovelha. O núcleo deste óvulo foi extraído e conservado. Depois foram retiradas de outra ovelha, algumas células da glândula mamária. 

Estas glândulas foram entorpecidas, e o núcleo destas células foram retirados e introduzidos no óvulo da primeira ovelha. Foi formada uma nova célula, que passou pelo processo de divisão, e formou um embrião. Este embrião foi introduzido no núcleo de outra ovelha. 

Esta ovelha teve uma gestação tranqüila, e gerou a ovelha Dolly, que era geneticamente igual á ovelha que lhe forneceu os óvulos não-fecundados.

A ovelha Dolly viveu durante 6 anos, e toda a sua vida foi normal como de uma ovelha qualquer. 

Mas foi vítima de uma grave infecção pulmonar, que não teria cura, e por esse motivo em 2003 a ovelha Dolly foi sacrificada. 

 

 





Recomendados para você

Comentários

Ajude a manter o Colégio Web

Ajudamos milhões de estudantes, todos os meses, levando conteúdo educacional de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.