Digite o que você quer buscar:  
31/05/2012 18:04

Sífilis

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

É uma doença sexualmente transmissível conhecida também como lues, causada por uma espiroqueta denominada Treponema pallidum. 

A doença é transmitida, principalmente, por contato sexual e através da placenta, da mãe para o feto, durante a gestação (sífilis congênita). 

sintomatologia:

O período de incubação varia de duas a quatro semanas. 

O período primário da sífilis é caracterizado pelo cancro duro, uma lesão primária, geralmente nos órgãos genitais. Os gânglios linfáticos regionais ficam duros e indolentes. 

O período secundário manifesta-se de 6 a 8 semanas após a infecção e apresenta um exantema cutâneo generalizado (erupções cutâneas chamadas roséolas sifilíticas) e raramente pústulas e nódulos; alterações das mucosas (placas) na boa e na faringe.Sem tratamento, os exantemas continuam reincidentes durante 2 a 3 anos. Seguem anemia grave com linfocitose, esplenomegalia e hepatomegalia. 

O período terciário manifesta-se entre o terceiro e o quinto anos, após a infecção (em casos não tratados). As lesões terciárias consistem, principalmente, em sifilomas tuberosos e gomas na pele, mucosas, ossos, vísceras, sistema cardiovascular e SNC. 

A sífilis, no período terciário, devido ao comprometimento do sistema cardiovascular, em geral letal, é chamada sífilis cardiovascular. 

profilaxia e tratamento:

A profilaxia é semelhante para todas as doenças sexualmente transmissíveis: higiene após a relação sexual e uso de preservativos. Também costuma-se administrar penicilina após relações suspeitas. 

O ipedloucura3consiste no uso de antibióticos, usualmente a penicilina e, em casos de hipersensibilidade a esta, eritromicina ou tetraciclina. O êxito do tratamento deve ser controlado durante 1 a 2 anos, clínica e sorologicamente.


Receba conteúdo de
CATEGORIA e aprenda por SMS:

Custo de R$ 0,31 + impostos por mensagem, até 30 mensagens por mês. Para cancelar envie COLEGIO CATEGORIA SAIR para 49810

Digite seu número:

Comente!