1A Botânica é o ramo da Biologia que faz estudos sobre a morfologia, fisiologia, ecologia, evolução, na anatomia, classificação, doenças e aspectos de distribuição das plantas. É uma ciência reconhecida que passou a ter grau elevado de importância a partir de 1979.

Para compreender a importância da Botânica e saber um pouco mais de sua história, precisamos nos deslocar a um passado bem distante. É relatado que por volta do na o 370 antes de Cristo houve um filósofo grego conhecido como Teofrastus, que era discípulo de Aristóteles e acabou estabelecendo uma classificação para as plantas. Nessa forma de encarar a ciência, Teofrastus as dividiu em plantas com e sem flores. Sobre tais espécies, escreveu dois importantes tratados conhecidos como “Sobre a História das Plantas” (Historia Plantarum) e “Sobre as Causas das Plantas”.

Já por volta do século XVI, um alemão chamado de Otto Brunfels fez a publicação de uma obra chamada Herbarium. Nela, dados precisos sobre alguns tipos de plantas e principais novidades observadas pelo pesquisador que sucedeu Teofrastus. Passados dois séculos das revelações de Otto, a já existência de um botânico sueco denominado Lineu apresentou as nomenclaturas binomiais para que fossem identificadas as tais espécies várias de plantas no reino vivo. Os sistemas de classificação de Lineu eram baseados em posições e números de estames observados na flor de cada planta. São esses três estudiosos considerados os pais da botânica científica.

2Mais tarde, o botânico Ficher fez uma proposição para subdividir o Reino Plantae em fanerógamas e criptógamas. Na verdade, Ficher reforçou a ideia do discípulo de Aristóteles conforme abrimos o texto. Para ele, as plantas devem ser divididas como aquelas que possuem ou não flores. Tal aspecto vai influenciar em muitas das consequências do que ocorrerá com cada planta. Já o pesquisador Engler, escolheu dividir a classificação das plantas em cormófitas ou talófitas. No caso das cormófitas, elas possuiriam caule, folhas e raiz. Na contemporaneidade, os estudos sobre filogenia e vários outros campos de pesquisa da Biologia Molecular apontam para novas formas de classificação que enriquecem a ciência da Botânica. Um fato curioso da História do Brasil nos coloca frente a frente com a Botânica. É que aqui, . O monumento foi finalizado em 1808, por D. João VI, e muito contribuiu para o estudo das diferentes espécies nativas.