Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Biologia » Animais em Extinção – um perigo para os ecossistemas
23/09/2013 22:10

Animais em Extinção – um perigo para os ecossistemas

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

As nossas matas e florestas estão sendo derrubadas e queimadas pela ação do homem. Os rios e o ar que respiramos estão poluídos pelas ações e produtos químicos despejados por nós, no habitat dos animais silvestres.

O Brasil é um país privilegiado pelas suas florestas tropicais. A maior floresta tropical é a Floresta Amazônica. Além dela, temos a Mata Atlântica, a Floresta das Araucárias e a Mata dos Cocais.

Em todas essas florestas e matas vivem milhões de espécies de animais silvestres e plantas que são usadas para a fabricação de remédios. Muitos animais estão indefesos devido a caça, a poluição e a devastação do habitat natural. Animais silvestres são caçados e capturados do seu habitat natural para a venda ilegal.

Por todos esses motivos os animais de várias espécies deixam de existir; é o que entendemos por extinção dos animais.

Espécies brasileiras ameaçadas de extinção

Atualmente, pesquisas revelam que cerca de 627 espécies brasileiras estão ameaçadas de extinção pelos fatores que já mencionamos. Essas espécies são o Peixe-Boi, a Jaguatirica, a Tartaruga-oliva, o Tamanduá-bandeira, o Cervo- do- pantanal, o Lobo-guará, a Onça-pintada, o Mico-leão-dourado, a Onça-parda, a Tartaruga-de-pente, e a Ararinha azul.

Atualmente, poucos animais dessas espécies ainda sobrevivem em cativeiro e participam do programa de reprodução coordenado pelo IBAMA (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) a fim de que o animal se reproduza fora do seu habitat natural permitindo a preservação da espécie.

Espécies ameaçadas no mundo

Animais em extinção

Não é só no Brasil que os animais sofrem com a ação do homem, mas no resto do mundo também.

Em vários países a caça intensiva e a poluição que destrói o habitat natural dos animais são os motivos para a extinção, que com o passar do tempo deixam de ser reais, e tornam-se apenas parte da história em fotos nos livros.

Cada país possui suas leis de proteção e de conservação dos animais. Muitas nações permitem a caça e a pesca em locais apropriados. Muitos caçadores ajudam custeando e conservando essas áreas reservadas.

Na África, os animais que estão em extinção são o Chimpanzé e o Gorila. Na Ásia, o Orangotango, o Tigre, o Urso Panda, o Panda Gigante, o Panda Vermelho, o Leopardo das Neves e o Rinoceronte de Java. Nos Estados Unidos cerca de 614 espécies estão ameaçadas pela perda do habitat, além de outros motivos. Alguns desses animais se recuperam lentamente da extinção como: o Bisão (Búfalo Americano), Linces, Cágado do Deserto, Lobo Cinzento e a Coruja Pintada do Norte, entre vários outros.

Sugestões de passeio e leitura

Passeio: pelo Zoológico de São Paulo, pelo Museu de Zoologia, pelo Aquário de São Paulo. Faça uma visita para conhecimento de novas espécies e apreciação de nossos animais.

Leitura para adultos:

O “Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção”- último levantamento sobre espécies animais em risco realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

 Leitura para crianças:

  • A Reforma da Natureza – Coleção Monteiro Lobato
  • Procura-se! Galeria de Animais Ameaçados de Extinção
  • De olho na Amazônia
  • De olho na Mata Atlântica
  • Passarinhos do Brasil: Poemas que voam




Recomendados para você

Comentários

Ajude a manter o Colégio Web

Ajudamos milhões de estudantes, todos os meses, levando conteúdo educacional de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.