(1832 – 1870)
Engenheiro mecânico e autor norte-americano nascido em Saratoga Springs, NY, famoso no ramo de estradas de ferro, com trabalhos importantes na evolução da tecnologia das ferrovias. Sobrinho do matemático de mesmo nome, morando em Boston, empregou-se em uma oficina mecânica (1847) onde desenvolveu seu grande talento na mecânica prática. Logo tornou-se superintendente dos trabalhos de manutenção da Mr. Southers locomotive, em Boston, e posteriormente assumiu um cargo semelhante na Paterson, New Jersey, onde inventou melhorias em máquinas de carga. No modelo do Railroad Journal, fundou o Railroad Advocate (1854), em New York City, vendida no ano seguinte, investindo em terras em Iowa. Visitou a Inglaterra e França, e e tornou-se regular articulista em assuntos ferroviários para jornal Defensor. Visitou a Europa novamente (1857) a pedido de vários presidentes de vias férreas americanas, e (1858) publicou um relatório sobre sistemas de estrada de ferro europeus e suas maquinarias e começou a escrever para o Engineer, de Londres, e logo se tornou seu editor. Depois de vários anos de trabalho duro voltou aos Estados Unidos e começou a publicação do American Engineer, na Filadélfia. Escreveu entre outros livros editados em Nova Iorque e em Londres, seu maior sucesso foi The Locomotive Engine (1850). Regular articulista para jornais do mundo inteiro, morreu em Massachusetts.