Joaquim Maria Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro em 1839, teve uma infância simples ao lado de seus pais, que eram pessoas humildes. Perdeu sua mãe cedo e não teve oportunidade de estudar em bons colegios. Foi para as escolas públicas e não frequentou a universidade, como gostaria.  Mas isso não o fez desistir do saber e do conhecimento.

Ele aprendeu vários idiomas, pois sempre foi um autodidata. Buscou sua ascensão na sociedade por meio de sua inteligência com seus folhetins e assumindo cargos públicos. Adquiriu o talento com as palavras desde cedo, se tornando um dos maiores escritores brasileiros, conceituados por escrever em vários gêneros da literatura, além de ser jornalista e crítico literário.

Publicou sua primeiras crônicas e poesias em jornais até atingir o seu esplendor com suas maravilhosas obras. Elas foram divididas em nove romances, duzentos contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, mais de seiscentas crônicas e também escreveu peças teatrais. O apogeu logo chegaria, era apenas uma questão de tempo… Quando chegou, ele assumiu pela primeira vez a presidência da academia Brasileira de Letras.

Machado de Assis influenciou grandes nomes e talentos da literatura brasileira como Olavo Bilac e Lima Barreto, entre vários outros grandes escritores da época. Ele conquistou sua fama no Brasil  e no mundo. No Brasil, é conceituado como o idealizador de várias escolas literárias como o realismo mencionado e publicado na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”(1881), assim como o romantismo simbolizado nas obras “Ressurreição”, “A Mão e a Luva”, “Helena” e “Iaiá Garcia”.

Machado de Ass

Esse mestre das letras ainda recebe críticas e elogios em suas obras por estudiosos do mundo todo. Seu nome é aclamado e conceituado como um dos grandes gênios da literatura de todos os tempos ao lado de gênios como Camões, Shakespeare e Dante.

Machado de Assis retrata em suas obras a sociedade, as classes sociais, a escravidão, temas polêmicos envolto de uma burguesia preconceituosa e racista dos séculos XIX e XX. Machado de Assis faleceu em sua cidade natal, em 1908, mas permanece vivo em suas obras e em nossas mentes.

Todas as suas obras são preciosidades,  porém algumas marcam sua importância na literatura pela sua linguagem, pela audácia, pela inovação e pelo sacarmos como retratou na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

Obras do Machado de Assis

• Outros romances: Quincas Borba (1891),  Dom Casmurro (1899), Esaú e Jacó (1904) e Memorial de Aires (1908);
  • Poesias: Crisálidas, Falenas, Americanas, Ocidentais, Poesias completas;
  • Contos: A Carteira, Miss Dollar, O Alienista, Noite de Almirante, O Homem Célebre, Conto da Escola, Uns Braços, A Cartomante, O Enfermeiro, Trio em Lá Menor e Missa do Galo.