Poeta metafísico inglês nascido em Londres, escritor de poemas desde os dez anos de idade. Filho póstumo de um dono de papelaria, estudou na Westminster School e no Trinity College, Cambridge, onde publicou seu primeiro volume de versos poesias, Poetical Blossoms (1636), com apenas 15 anos de idade, e tornou-se BA (1639), fellow (1640) e MA (1643). Durante a Guerra Civil juntou-se ao rei em Oxford e exilou-se (1644) com a rainha Henrietta Maria, em Paris, como seu sevretário e responsabilizando-se pela correspondência entre esta e o rei.

Após retornar a Londres (1654), começou a estudar medicina em Oxford, tornando um MD (1657). Após a pacificação foi morar em Chertsey (1660) onde passou a escrever seus ensaios e estudar botânica, em uma propriedade recebida da rainha em agradecimento pelos seus serviços. Enterrado em Westminster Abbey, seus mais famosos trabalhos foram Poetical Blossoms (1636), The Mistress ou Several Copies of Love Verses (1647), Naufragium Ioculare (1648), Pindarique Odes (1656), o épico baseado no velho testamento King David, Davideis (1656), Ode upon the Blessed Restoration (1660), A Discourse by Way of Vision Concerning the Government of Oliver Cromwell (1661), Proposition for the Advancement of Experimental Philosophy (1661), Verses Written on Several Occasions (1663) e a coletânea de ensaios publicada postumamente Works (1668).